A cirurgia plástica pós-bariátrica auxilia no resultado final da cirurgia bariátrica e traz benefícios para a autoestima do paciente
A cirurgia plástica pós-bariátrica é um procedimento indicado para corrigir a região corporal afetada pela significativa perda de peso que ocorre após uma cirurgia bariátrica. Esta, por usa vez, é um procedimento que precisa de indicação médica específica, assim como o tratamento pós procedimento.
A obesidade é um problema de saúde que afeta boa parte da população brasileira. De 2003 a 2019, “a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no país, passando de 12,2% para 26,8%”, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, realizada pelo IBGE.
O estudo também mostrou que no mesmo período pesquisado “a obesidade feminina subiu de 14,5% para 30,2%. Já a masculina passou de 9,6% para 22,8%”.
Esses dados despertam muito mais do que a vaidade e os cuidados com a imagem pessoal. Eles acendem um alerta para a necessidade de prevenção e cuidados com o ganho excessivo de peso, pois ele pode afetar a saúde e qualidade de vida.
Por isso, além de levantar a autoestima, tratamentos para perda de peso e redução da gordura corporal impactam diretamente na saúde e bem-estar pessoais.
Entre os muitos tratamentos para redução de peso, está a cirurgia bariátrica, com indicação específica, como já destacamos.
Após o procedimento, o paciente passa a lidar com os aspectos referentes a sua recuperação, que vão desde questões alimentares até o novo padrão corporal, já que a quantidade de peso perdido costuma ser grande, podendo atingir, em alguns casos, até 70% do peso original.
É nesse contexto que o paciente pode buscar a cirurgia plástica pós-bariátrica, como forma de corrigir as regiões do corpo afetadas pelo emagrecimento significativo.
A seguir, vamos mostrar os principais aspectos que envolvem a cirurgia bariátrica e como funciona a plástica pós-bariátrica: quando ela é necessária; definir o momento certo e o profissional para realizá-la; e entender como o procedimento pode ajudar na saúde e autoestima do paciente.
O que é cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica é um procedimento médico que consiste na redução do estômago visando a perda de peso corporal. É indicada para pacientes com os quais já tenham sido esgotados outros tratamentos, como atividades físicas, dietas e medicamentos.
Por isso, é fundamental ter o acompanhamento e o diagnóstico do especialista para que a intervenção cirúrgica possa ocorrer de acordo com a necessidade e indicação específicas.
Acompanhamento após cirurgia bariátrica
O acompanhamento pós-operatório multidisciplinar é indicado para estabelecer todo o processo de recuperação e orientar o paciente tanto nos aspectos físicos quanto psicológicos relacionados a autoimagem.
Nesse processo, o médico responsável pode indicar outros profissionais para os cuidados que se seguirão dentro do processo de recuperação, entre eles, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e cirurgião plástico.
A perda de peso nos processos pós cirurgia bariátrica costuma gerar flacidez de pele e acúmulo desse tecido em regiões como barriga, pernas, seios e braços. Esse é um fator que pode gerar constrangimento e até desconforto em pacientes submetidos ao procedimento bariátrico, afetando a autoestima e inclusive a qualidade de vida.
Por que fazer cirurgia plástica pós-bariátrica
Quando se fala em tratamento para a obesidade, sobretudo no que se refere a cirurgia bariátrica, o foco principal é a saúde do paciente. Mas, elevar a autoestima também contribui para uma vida mais saudável e feliz. E, exatamente nesse aspecto, entram os procedimentos estéticos.
A cirurgia plástica pós-bariátrica consiste na eliminação da pele e flacidez decorrentes da perda de peso e promove a harmonização do contorno corporal ideal, trazendo de volta a autoestima e o bem-estar para homens e mulheres.
Em síntese, a cirurgia plástica pós-bariátrica é um procedimento que traz benefícios físicos, estéticos e emocionais para os pacientes.
Quando a cirurgia plástica pós-bariátrica é indicada
A indicação da cirurgia bariátrica passa pela avaliação de um cirurgião plástico, que é o profissional indicado para definir as áreas que precisam da intervenção e realizar o procedimento.
Essa avaliação é feita através de consulta específica e exames complementares, através dos quais o médico define, em conjunto com o paciente, as áreas a corrigir e quando realizar o procedimento.
Principais procedimentos plásticos pós bariátrica
Os tipos de cirurgias plásticas pós-bariátricas variam de acordo com a área afetada e o resultado esperado. Comum a todos os procedimentos, está a correção do contorno corporal, por meio da eliminação do excesso de tecido epitelial e sustentação da musculatura.
Entre os procedimentos mais indicados para as correções pós-bariátrica, estão:
1. Abdominoplastia
Esse procedimento tem por finalidade eliminar a flacidez do tecido abdominal, nesse caso, provocado pela perda significativa de peso, após a cirurgia bariátrica.
É realizada através de incisão no abdômen através da qual o excesso de pele é removido e os músculos abdominais são suturados a fim de devolver o contorno natural da região e promover a adequada sustentação dos tecidos.
A cirurgia é realizada com anestesia geral ou peridural. A técnica promove uma remodelação completa da região abdominal e a incisão costuma ser feita acima da região pubiana.
A abdominoplastia também é indicada para mulheres, com flacidez abdominal provocados pela gestação, corrigindo a diástase, que é a separação dos músculos abdominais.
2. Lifting de mama
O emagrecimento pós bariátrica também costuma afetar a região das mamas. Para corrigir os tecidos, é realizada a mastopexia ou lifting de mama, que é a técnica indicada para eliminar a flacidez dos tecidos e reposicionar as manas.
No procedimento, o cirurgião plástico retira o excesso de pele e reposiciona a auréola. O cirurgião faz a demarcação da região e define onde serão feitas as incisões, que costumam depender da quantidade de pele a ser retirada. O procedimento é realizado com anestesia geral e sedação local.
3. Braquioplastia
A Braquioplastia é a cirurgia plástica realizada na região dos braços. Normalmente corrige a flacidez na parte posterior dos braços, o “efeito tchauzinho”, como é popularmente conhecida. É realizada com anestesia geral ou local com sedação.
A técnica consiste em incisão para eliminação e reposicionamento da pele na região afetada, devolvendo a harmonia e contorno perdidos com a flacidez. O resultado final costuma parecer em até três meses de recuperação.
Critérios para realização de cirurgias plásticas pós-bariátrica
Todos os procedimentos de cirurgia plástica pós-bariátrica precisam levar em conta alguns critérios específicos:
- São indicadas para pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) abaixo de 30;
- Para pessoas com o peso já estabilizado de acordo com o cronograma médico;
- Pessoas saudáveis que não tenham agravantes capazes de afetar os resultados da cirurgia anterior.
- Exceções para qualquer um dos critérios acima devem ser avaliadas pela equipe médica
Quer saber mais? Agende sua consulta agora mesmo e tire suas dúvidas!