Autoexame é fundamental para diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama
Não é só durante o mês de outubro que o assunto de conscientização sobre o câncer de mama precisa vir à tona.
A doença, que infelizmente faz parte da realidade de milhares de mulheres ao redor do mundo, é diagnosticada todos os dias, portanto, esse precisa ser um tema de pauta recorrente na sociedade.
Isso porque, ainda que seja um assunto que já estamos carecas de saber, há quem não conheça de fato a importância de cuidar da saúde feminina e tampouco saiba como fazer toque de mamas, o tão popular autoexame.
Pensando nisso, reunimos no conteúdo especial de hoje as principais informações e um passo a passo completo de como você pode tornar o autoexame um hábito na sua rotina. Acompanhe!
Passo a passo para fazer o autoexame da mama
Ao contrário do que muitas mulheres pensam, não é necessário ter muito conhecimento ou prática para realizar o autoexame preventivo do câncer de mama, por isso é importante saber como fazer toque de mamas.
Na verdade, a premissa mais importante desse toque é conhecer o seu corpo para conseguir identificar facilmente qualquer anormalidade ou alteração que não seja comum para esta área do corpo.
O exame, indicado para todas as mulheres a partir dos 20 anos, deve ser feito regularmente, com cerca de 7 dias após o início do sangramento de cada ciclo menstrual.
Já para mulheres na menopausa, o recomendado é optar por uma data fixa todos os meses, uma vez que a incidência de casos nesta faixa etária é mais comum.
1 – Observando em frente ao espelho
A maneira mais fácil de realizar o autoexame das mamas é a observação em frente ao espelho. Tire a blusa e o sutiã, ficando de pé, com os braços para baixo em posição de descanso.
Depois, coloque as mãos na cintura e verifique se o tamanho, formato e contorno dos seios estão normais. Alterações na pele, mamilos e aréolas também deverão ser observadas.
Inchaços em uma das mamas, espessuras irregulares e outros sinais não podem passar despercebidos. Erga os braços e apalpe os seios para identificar saliências, rugosidades ou depressões.
2 – Exame de toque no chuveiro
Neste autoexame, você vai usar três dedos juntos para apalpar os seios. Coloque o braço atrás da nuca, com o cotovelo apontando para cima. Faça movimentos circulares para identificar nódulos ou a presença de qualquer corpo estranho.
Seja firme com os dedos, mas não o suficiente para causar dores ou desconfortos. Replique os movimentos também para a região das axilas e embaixo do peito, repetindo o processo em ambos os lados.
Aperte os mamilos para verificar se não há a presença de líquidos ou secreções de origem estranha.
3 – Toque de mamas deitada
Deitada na cama, coloque um travesseiro e apoie o braço direito sobre a sua cabeça, utilizando a mão esquerda para apalpar a mama direita.
Faça movimentos circulares com os dedos, repetindo o processo também do lado esquerdo, lembrando-se de ficar atenta para qualquer anormalidade na mama.
A importância do cuidado e observação
Nem sempre se está atento no dia a dia para as mudanças que acontecem no corpo. Isso é absolutamente normal e, com a correria da vida adulta, muitas mulheres acabam negligenciando a saúde.
No entanto, esse autoexame serve justamente como um método de prevenção que não exige muito esforço e nem toma muito tempo para ser realizado, garantindo, ainda assim, uma rotina preventiva extremamente importante.
Através dele, é possível identificar precocemente qualquer anormalidade que possa vir a se tornar um problema no futuro, como é o caso do câncer de mama.
Trata-se de uma medida séria, que contribui não só para o diagnóstico precoce, como também para um aumento expressivo nas chances de tratamento e cura da doença.
Estar atenta ao seu corpo e todas as mudanças provocadas pelo passar dos anos é uma forma de garantir um futuro com saúde, qualidade de vida e expectativas de continuar trilhando seus caminhos.
Por isso, falar sobre esse assunto não só durante o mês de outubro é tão importante. É preciso trazer essa pauta para o dia a dia e mostrar que saber como fazer o toque de mamas é fundamental para a saúde da mulher.
Sinais para ficar alerta
O câncer de mama é caracterizado principalmente pela presença de nódulos normalmente indolores na região das mamas.
No entanto, outros sintomas podem indicar a presença de um tumor nos seios:
- Alterações no formato, tamanho ou rigidez das mamas;
- Secreção no mamilo em não lactantes;
- Irritação, coceira ou ardência nos seios, ou na região dos mamilos;
- Mama afundada ou retraída;
- Feridas ou lesões nos seios;
- Alteração na textura da pele;
- Dores nas mamas ou nas axilas;
- Veia dilatada ou inchaço nas mamas.
Caso observe qualquer um destes sinais, procure um ginecologista ou mastologista de sua confiança para realizar exames mais específicos e investigar a origem das alterações e saber como fazer toque de mamas.