Rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas em todo o mundo. Saiba mais sobre este processo
A rinoplastia é um procedimento cirúrgico com alteração na estrutura óssea e em parte da cartilagem, usado para melhorar o perfil do nariz.
Pode também ser alterado o tamanho e posicionamento, por exemplo, modificando o ponto do nariz ou diminuindo a largura do osso, para que a região tenha mais harmonia. Também é indicado para pessoas que roncam de forma excessiva.
Muita usada para fins estéticos, tem utilidade também para aumentar a qualidade de vida e saúde da pessoa, ajudando na respiração em casos de doenças como desvio de septo e sinusite crônica.
Trata-se de uma cirurgia plástica, mas, por ser uma cirurgia invasiva, exige seriedade. Serão solicitados exames pré-operatórios e, além disso, orientações e recomendações médicas devem ser seguidas para garantir a segurança antes, durante e depois do procedimento.
Preparamos neste texto tudo o que você precisa saber sobre a rinoplastia, como é feita e quando é indicada.
Como é feita a rinoplastia?
O local é anestesiado com anestesia local ou geral. É feita uma incisão para remodelar o nariz, fechado após ser esculpido da forma planejada.
Após o procedimento o local é fechado com uma espécie de gesso e tampão internos. Para cada tipo de correção, há uma variação de procedimentos que devem ser esclarecidos pelo médico cirurgião responsável.
Indicações
Como visto, a rinoplastia pode ser feita tanto para fins estéticos como para melhorar a respiração. É usada para melhorar o perfil do nariz, reduzir narinas grandes, arrebitadas ou largas, inserir enxertos para correção com o fim de obter harmonia facial.
É necessário realizar exames para verificar se não existe nenhum estado de saúde que contraindique o procedimento, assim, permitindo que a cirurgia ocorra bem e com segurança.
Possíveis complicações
Por ser um procedimento cirúrgico, podem aparecer complicações durante ou após o processo. Por essa razão, é preciso estar atento às orientações médicas e seguir à risca para evitar maiores problemas.
Infecções e alterações da passagem de ar, perfurações do septo nasal ou complicações cardíacas e pulmonares podem ocorrer. No entanto, não são em todos os casos e podem ser corrigidas.
É primordial escolher uma clínica ou hospital de confiança para que o procedimento seja realizado dentro dos padrões médicos exigidos pelos órgãos médicos reguladores.
Pós-operatório da rinoplastia
Com duração média de 10 a 15 dias. O paciente ficará neste período com o rosto enfaixado, para que o local fique apoiado e protegido e facilitar a cicatrização. É normal que a pessoa sinta dor, inchaço e que haja alguns hematomas no local. Esses sinais costumam desaparecer aos poucos, conforme o local vai cicatrizando.
Qualquer alteração diferente do esperado, como febre alta, dores excessivas de cabeça, alteração na pressão sanguínea, mal-estar prolongado, pus no local, e demais anormalidades, é preciso comunicar imediatamente ao médico responsável.
Esses sintomas podem indicar problemas como infecção ou doenças, então é preciso ser reavaliado pelo médico para que ele possa tomar as medidas necessárias.
Alguns comportamentos podem colaborar com um bom período pós-operatório, como:
- não se expor muito frequentemente ao sol – evitando manchas na pele;
- dormir com a cabeça para cima;
- não usar óculos;
- evitar esforços por 15 dias após a cirurgia ou até a autorização médica.
Para mais conteúdos informativos sobre rinoplastia ou demais cirurgias plásticas, confira o nosso site.