Saiba qual a importância de uma boa indicação, como é feita a bichectomia e dicas para melhores resultados
A bichectomia é a cirurgia plástica responsável pela remoção das bolas de Bichat, um tecido adiposo localizado abaixo das maçãs do rosto e responsável pelo formato mais arredondado da face.
Apesar da popularização da bichectomia nos últimos anos para obter uma estética facial mais definida e fina, é fundamental entender melhor o procedimento e ter a avaliação de um cirurgião plástico de confiança antes de recorrer ao tratamento. Saiba mais a seguir.
Quais são as indicações da bichectomia?
A bichectomia tem como objetivo afinar o contorno facial na região maxilar para uma face mais harmônica e bem definida. Essa cirurgia plástica reduz as bochechas visando com uma face com aparência mais fina e as maçãs do rosto mais ressaltadas.
Mesmo sendo eficaz nesse objetivo, o procedimento só é indicado para pessoas com excesso de gordura facial, com bolas de Bichat proeminentes que comprometam a estética facial ou resultem em problemas funcionais.
Em pessoas com tecido adiposo normal na face, a cirurgia pode resultar em uma face excessivamente fina e antecipar o envelhecimento facial que implica na perda de gordura facial.
Assim, a avaliação do cirurgião plástico é indispensável para uma boa indicação da bichectomia visando resultados estéticos mais satisfatórios no curto e no longo prazo.
Como é feita a bichectomia?
A bichectomia é considerada uma cirurgia facial menos invasiva, podendo ser realizada em menos de uma hora. Ainda assim, são necessários exames pré-operatórios para garantir a segurança do procedimento.
São feitas incisões de cerca de 2 cm na parte interna da boca, na altura dos molares superiores. O cirurgião então acessa a estrutura de Bichat que fica na camada profunda da fase, entre os músculos masseter e bucinador.
Um estudo identificou que em 59 procedimentos foram retiradas uma média de 3,2 ml de tecido adiposo das bolas de Bichat, ou seja, casos nos quais a estrutura foi mantida, sendo removida apenas parcialmente para um resultado estético mais satisfatório.
Em geral, os pacientes recebem alta hospitalar no mesmo dia.
Recuperação e resultados da bichectomia
A recuperação da bichectomia é tranquila e rápida, o que motiva a procura pelo procedimento.
Nos dois ou três primeiros dias a recomendação é que a paciente faça compressas de gelo da região e use uma faixa compressiva para alívio do inchaço e hematomas.
A alimentação deve ser líquida ou pastosa nos primeiros dias para não forçar a mastigação. Deve-se priorizar opções frias ou em temperatura ambiente nesse período.
Atividades que demandam esforço físico devem ser evitadas por uma a duas semanas, mas a paciente já poderá retomar suas atividades rotineiras antes.
Os resultados da bichectomia são muito satisfatórios, com um contorno facial mais fino, bem definido e harmônico com a estrutura facial da paciente.
A nova aparência facial fica evidente conforme o inchaço regride, já nas primeiras semanas após o procedimento. As cicatrizes são intraorais, o que é outro benefício dessa cirurgia plástica.
Para ter melhores resultados com a bichectomia é fundamental adotar corretamente os cuidados pré e pós-operatórios, além de ter uma orientação médica adequada para boa indicação e condução do tratamento