Certamente, as cirurgias reparadoras pós-bariátrica tendem a proporcionar mais saúde e estética ao corpo da paciente, garantindo mais bem-estar e estilo de vida
A cirurgia de bariátrica é bastante comum entre as pessoas obesas, especialmente para o público feminino. Afinal, quando o peso não interfere apenas na estética, mas também na saúde, providências devem ser tomadas para resolver o problema.
A questão, no entanto, é que mesmo após a bariátrica, alguns problemas estéticos podem ser percebidos, como flacidez e deformações ocasionadas pela rápida perda de gordura. Nesse ponto, percebemos a importância de cirurgias reparadoras pós-bariátricas, que tendem a garantir mais saúde, estética e qualidade de vida para os pacientes.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre as cirurgias reparadoras no pós-bariátrica.
Afinal, o que é uma cirurgia reparadora pós-bariátrica?
Em geral, podemos definir que a cirurgia reparadora pós-bariátrica nada mais é do que um conjunto de procedimentos que são usados depois da cirurgia de bariátrica — ou popularmente conhecida como cirurgia de redução de estômago.
Logo, entendemos que o principal objetivo desse tipo de cirurgia é justamente fazer com que o paciente não apenas obtenha uma qualidade de vida melhor, mas também tenha uma imagem corporal eficiente.
Isso porque ao longo da recuperação da bariátrica, tendemos a perder uma grande quantidade de peso, uma vez que o estômago é reduzido e, dessa forma, tendemos a ingerir menos calorias.
Com isso, o corpo vai perdendo gordura ao longo do tempo, e nesse processo, alguns locais do corpo podem se tornar flácidos, que por vezes podem acarretar a auto estima do paciente, ou até mesmo em dificuldades para se movimentar.
Qual é a importância da cirurgia reparadora pós-bariátrica?
De forma geral, a cirurgia reparadora pós-bariátrica pode ser realizada tanto em homens quanto em mulheres.
Mas, grande parte do público que busca por esses procedimentos é o feminino. Isso porque, após conviver diariamente com a obesidade, diversas mulheres buscam ter ainda mais liberdade para usarem excelentes peças de roupas, sem ter nenhum desconforto. Além disso, não levamos somente o aspecto estético em consideração.
Também existe o lado da saúde, uma vez que um peso acima do indicado pelo ICM pode acarretar problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, e entre outras doenças relacionadas. De forma prática, os mais aptos a realizarem a cirurgia de bariátrica são pessoas que estão em um grau de número 3 de obesidade, que já é considerada grave.
Nesse estágio, o paciente possui dificuldades para perder peso, mesmo realizando a prática de exercícios físicos e aeróbicos, por exemplo.
Portanto, depois que o paciente realiza a cirurgia bariátrica, ele passa por um período de grande perda de rápido, e de forma rápida. Logo, esse processo faz com que algumas regiões do corpo sofram com o excesso de pele acumulado no local.
Sendo assim, todo esse excesso de pele, além de oferecer uma imagem estética que incomoda a paciente, também pode oferecer problemas de saúde, como é o caso da candidíase de repetição.
Logo, é nesse ponto onde percebemos a importância da cirurgia pós-bariátrica, uma vez que o seu processo está exclusivamente focado em retirar o excesso de pele, e dessa forma, fazer com que o corpo da paciente tenha uma silhueta mais bonita.
Quando uma cirurgia pós bariátrica é indicada?
Para a cirurgia reparadora pós-bariátrica, geralmente ela é indicada em três tipos de casos. São eles:
- Quando a perda de peso pelo paciente estiver completamente estável;
- Se o objetivo de perda de peso for alcançado;
- Quando o resultado estiver interferindo na qualidade de vida do paciente, seja em sua saúde ou sem sua estética;
Principais cirurgias reparadoras?
Agora que você já conhece o conceito e a importância da cirurgia reparadora pós-bariátrica, está na hora de conhecer as principais cirurgias. Confira abaixo quais são elas:
Body Lifting
Primeiro de tudo, o body lifting nada mais é do que um procedimento que visa reduzir a flacidez em diferentes regiões do corpo, como glúteos, abdômen, mamas e braços. Nesse caso, o body lifting pode ser feito no corpo inteiro, na parte inferior ou superior do corpo.
Mamoplastia
Mediante a redução de peso ocasionada pela bariátrica, esse processo rápido pode acabar contribuindo com uma flacidez desagradável na região dos seios.
Dessa forma, a mamoplastia redutora busca redesenhar o formato dos seios, podendo ser necessário considerar a possibilidade de colocar próteses de silicone para o aumento das mamas, com o objetivo de alcançar o resultado que cada mulher espera desse procedimento.
Abdominoplastia
No processo pós-bariátrico, a cirurgia de abdominoplastia é bastante comum. Isso porque a perda rápida de gordura oferece uma condição na região chamada de abdômen avental, que consiste, basicamente, em uma flacidez exagerada que excede a barriga.
Para mulheres que se preocupam com a cicatriz ocasionada pelo resultado dessa cirurgia, o procedimento pode ser conversado pelo médico-cirurgião, optando pelo melhor local para a cicatriz, a fim de ficar o menos visível possível.
Lifting facial
Ressaltando o processo de forma mais simples, o lifting facial tende a remover o excesso de gordura do rosto, possibilitando um aspecto facial mais saudável e juvenil. Sem contar que o efeito produz um aspecto natural.
O que aprendemos sobre cirurgia pós bariátrica?
Conforme vimos, a cirurgia bariátrica é bastante comum e tende a ser uma das principais quando o assunto é obesidade.
Já que na cirurgia reparadora pós-bariátrica podemos encontrar situações complicadas que envolvem a estética do corpo, as cirurgias reparadoras são excelentes para tornar o corpo mais harmônico e saudável, contribuindo com uma autoimagem muito melhor para a paciente.
Portanto, agora que você já tirou todas suas dúvidas sobre as cirurgias reparadoras pós-bariátrica, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto?
Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas sobre o tema que poderão te ajudar ainda mais na decisão de realizar qualquer uma dessas cirurgias. Para qualquer dúvida, entre em contato conosco e marque sua consulta.