Sentir-se bem e seguro com o próprio corpo é o desejo de todos, não é mesmo? Para isso temos as cirurgias pós-bariátrica
Afinal, esse é um fator que impacta diretamente a nossa autoestima. Sendo assim, na tentativa de melhorar a relação com o corpo, ou até mesmo por saúde, muitas pessoas acabam realizando a bariátrica. Porém, após o procedimento, podem restar o excesso de pele e a flacidez, o que pode prejudicar, e muito, a autoestima do paciente.
Pensando em resolver esses problemas, existem cirurgias pós-bariátrica que ajudam a devolver o bem-estar com o próprio corpo. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso conteúdo agora mesmo!
O que é uma cirurgia bariátrica?
Antes de entender mais sobre os procedimentos para se fazer após a bariátrica, é importante aprender mais sobre a cirurgia em si, certo?
Então, basicamente, a bariátrica é um procedimento cujo objetivo é reduzir o tamanho do estômago do paciente. Com isso, a quantidade de comida tolerada pela pessoa irá diminuir drasticamente. Como resultado desse fator, as calorias que serão ingeridas após a cirurgia serão bem menores, o que irá facilitar na perda de peso.
Assim como em outras cirurgias, antes de realizar o procedimento, o paciente deve passar por uma série de exames. Tudo isso para identificar se ele está apto ou não para realizar a bariátrica.
Tipos de bariátricas
Você sabia que existem mais de um tipo de bariátrica? Para saber mais, confira a seguir!
Banda gástrica
Esse é o procedimento menos invasivo. Aqui, o médico irá colocar um objeto, em forma de um anel, no seu estômago, fazendo assim, com que ele reduza o tamanho.
Bypass gástrico
Nesse tipo há a retirada de uma boa parte do estômago. E, após isso, o médico liga o restante do órgão até o início do intestino.
Gastrectomia vertical
Aqui, também há a remoção de uma parte do estômago. Porém, diferente do tipo anterior, o médico não altera a ligação natural do intestino ao estômago.
Derivação biliopancreática
Por fim, nesse tipo de cirurgia, além da remoção de uma parte do estômago, o cirurgião também retira uma parte do intestino delgado. Sendo assim, uma porção dos alimentos não é absorvida.
É importante lembrar que para escolher a opção ideal para a sua realidade, você deve conversar diretamente com o seu cirurgião, ok?
Benefícios de fazer a cirurgia de bariátrica
Além da perda de peso, essa cirurgia traz diversos outros benefícios para a vida do paciente. Por exemplo, a melhora da autoestima e a diminuição do risco de depressão.
Ah, e também ajuda a reduzir o risco de doenças relacionadas à obesidade, como: colesterol alto, insuficiência cardíaca; insuficiência respiratória, asma e diabetes.
O que são cirurgias pós-bariátrica?
Pois bem, agora que já sabe mais sobre a bariátrica, está na hora de entender os procedimentos que podem ser realizados após essa cirurgia.
Então, depois de fazer a bariátrica, muitos pacientes podem ficar com excesso de pele e até mesmo flacidez. Isso porque, geralmente, ocorre muita perda de peso, e além disso, de forma rápida, o que contribui ainda mais para esses fatores.
Nesse sentido, existem algumas cirurgias pós-bariátrica que solucionam esses problemas. Quer conferir algumas das opções? Então, veja a seguir.
Abdominoplastia
A abdominoplastia tem o objetivo de retirar o excesso de pele após o emagrecimento do paciente, eliminando também a flacidez.
Para realizar a cirurgia, o médico responsável puxa toda a pele, e retira o excesso. Como resultado do procedimento, o paciente fica com um aspecto mais magro.
Mamoplastia
Esse tipo de mamoplastia é realizada principalmente em mulheres. Sendo assim, a finalidade é retirar o excesso de pele dos seios, e também posicioná-los no local correto, uma vez que eles podem ter caído por causa da grande perda de peso.
Aqui, também há a possibilidade de colocar próteses de silicone na hora de realizar o procedimento.
Body lifting
Nesse tipo, o cirurgião retira a flacidez de diversas partes do corpo em um só procedimento. Por exemplo, da barriga, pernas, braços, etc.
Como resultado disso, o paciente fica com um aspecto mais tonificado.
Lifting facial
Com um emagrecimento muito grande, a aparência do rosto do paciente pode alterar. E, é nesse sentido que o Lifting facial contribui.
Tal cirurgia plástica facial faz a remoção do excesso de pele que caem sobre o pescoço, olhos e bochechas do paciente.
Lifting dos braços ou das coxas
Com a perda de peso, o excesso de pele nos braços e nas pernas podem atrapalhar as atividades do dia a dia da pessoa. Para solucionar o problema, esse tipo de cirurgia é o ideal, pois remove o excesso de pele desses locais.
Ah! Lembre-se que essas cirurgias pós-bariátrica podem ser realizadas tanto individualmente, quanto em conjunto. Pensando nisso, é preciso conversar com o seu médico para que tome as melhores decisões.
Como os procedimentos pós-bariátrica contribuem para a autoestima?
Assim como a bariátrica, os procedimentos após essa cirurgia impactam diretamente a autoestima do paciente. Isso porque, se sentir bem com o próprio corpo é um fator determinante para o bem-estar.
A obesidade pode afetar, e muito, a maneira com que a pessoa se sente. Isso ocorre, pois, além do aspecto estético, essa doença pode afetar questões de mobilidade e trazer sérios riscos à saúde da pessoa, o que aumenta as chances de depressão, ansiedade, etc.
O problema é que após se operar e perder muito peso, ao invés de se sentir melhor, o paciente pode acabar sofrendo pelo excesso de pele e flacidez após a cirurgia.
E é neste momento que os procedimentos pós-bariátrica entram. Eles serão os responsáveis por remover esses problemas, trazendo, assim, a autoestima da pessoa novamente.
Portanto, caso tenha feito a bariátrica, mas ainda não se sente confortável com o seu corpo, as cirurgias pós-bariátrica podem ser a opção ideal para você.
Quer saber mais? Agende sua consulta agora mesmo!