Saiba quais são os procedimentos estéticos mais realizados nas mamas e quando cada um deles é indicado
Sinônimo de feminilidade, os seios são considerados parte importante na construção da autoestima das mulheres e, não à toa, são a região do corpo que mais passam por intervenções cirúrgicas no Brasil.
Dentre as cirurgias plásticas nos seios mais procuradas, destaca-se a mamoplastia de aumento, a mamoplastia redutora e a mastopexia. No entanto, essas não são as únicas técnicas voltadas para melhorar a estética das mamas.
Há pelo menos cinco tipos de procedimentos diferentes disponíveis, que visam atender às diversas necessidades das pacientes, proporcionando uma maior satisfação corporal, além de ajudar em outros âmbitos como saúde e funcionalidade.
Principais cirurgias plásticas nos seios
Se em algum momento você já se sentiu insatisfeita com as suas mamas, provavelmente já considerou realizar uma cirurgia plástica para corrigir esse incômodo.
Isso porque, os procedimentos estéticos nos seios estão cada vez mais populares e, se antes se submeter a cirurgia era algo considerado inacessível, hoje em dia essa realidade mudou.
No entanto, ainda que tenha se tornado mais acessível, há quem não saiba com precisão o tipo de procedimento mais adequado para atender suas necessidades, considerando que há uma série de técnicas à sua disposição.
Pensando nisso, separamos as cinco principais cirurgias plásticas nos seios para te explicar detalhadamente quando cada uma delas é indicada. Acompanhe!
Mamoplastia de Aumento
Também conhecida como implante de prótese de silicone, trata-se de uma técnica que, como o próprio nome sugere, visa aumentar os seios das mulheres que se mostram insatisfeitas com o tamanho das suas mamas.
Com pequenas incisões na parte inferior, uma prótese de tamanho alinhado previamente com o cirurgião é colocada para melhorar o volume, contorno e simetria dos seios, proporcionando uma melhor harmonia corporal.
Realizada sob anestesia geral, local com sedação ou peridural – conforme preferências do médico e do paciente -, essa cirurgia é considerada de baixa complexidade, com liberação da paciente no mesmo dia.
A recuperação do procedimento leva em torno de 14 dias, sendo necessário o uso do sutiã cirúrgico por um período de 30 dias.
Mamoplastia Redutora
Ao contrário do procedimento anterior, a mamoplastia redutora visa diminuir o volume mamário para proporcionar melhor simetria e oferecer mais conforto e qualidade de vida para mulheres que sofrem com a condição.
Indicada para seios de volume médio e grande, a técnica consiste na remoção parcial da glândula mamária e da gordura localizada na região, remodelando-a e reposicionando a aréola e o mamilo de forma mais harmônica.
A anestesia utilizada no procedimento pode ser geral ou peridural com sedação e a cirurgia tem duração média de aproximadamente 3 horas, com alta hospitalar no mesmo dia. São recomendados 10 dias para retorno das atividades mais leves e 8 semanas para as mais pesadas.
Mastopexia
A cirurgia de mastopexia é um dos procedimentos mais indicados para mulheres que sofrem com a queda (ptóse) e flacidez das mamas.
Isso porque o procedimento tem como principal objetivo melhorar o contorno, a forma e reposicionar os seios novamente no lugar mais apropriado.
Comumente associada ao implante de silicone, trata-se de uma cirurgia que dura em torno de 3 horas, com rápida recuperação e resultados satisfatórios para as pacientes que querem recuperar a autoestima e confiança.
Utiliza-se anestesia local com sedação ou geral, podendo ser feita com incisão periareolar, vertical ou em “T” invertido, conforme a necessidade de cada paciente.
Redução de aréola
Nem sempre a insatisfação estética está relacionada diretamente ao tamanho das mamas. Muitas mulheres também se sentem incomodadas com o formato e tamanho das aréolas, sendo a redução a melhor alternativa para sanar o problema.
Considerado um procedimento simples, realizado em aproximadamente 40 minutos, o tratamento para redução de aréola têm resultados imediatos, que podem ser percebidos logo após a conclusão da cirurgia.
Mediante anestesia local ou local com sedação, o cirurgião plástico responsável promove um melhor contorno da região, posicionando a aréola de forma mais harmoniosa com o seio.
A recuperação da redução é rápida, sendo que em torno de 2 dias a paciente já pode retornar ao trabalho. O uso do sutiã pós-cirúrgico permanece até a liberação médica.
Redução de mamilo
Semelhante ao procedimento anterior, a redução de mamilo beneficia mulheres que possuem a região aumentada, causando desproporcionalidade e desconforto.
Embora possa ser realizada de forma isolada, trata-se de uma das cirurgias plásticas nos seios comumente associada a outras técnicas, como a mamoplastia de aumento ou mesmo a mamoplastia redutora.
Com duração aproximada de 40 minutos, o procedimento requer anestesia local ou local com sedação, sendo necessário alinhar previamente as expectativas e recomendações com o profissional responsável, uma vez que deve-se interromper o uso de sutiãs por 6 semanas.
Vale ressaltar que, para obter sucesso independentemente das cirurgias plásticas nos seios, é fundamental escolher um cirurgião plástico de confiança, que tenha a experiência e competência necessária para entregar bons resultados.
Se você ainda tem dúvidas sobre alguns dos procedimentos explicados, entre em contato com a nossa equipe. Ficaremos felizes em te ajudar!