Você fez a bariátrica e está com excesso de pele? Existe solução para este problema: as cirurgias reparadoras pós-bariátrica
Hoje vamos falar sobre as cirurgias reparadoras pós-bariátricas: como elas funcionam, quando é necessário realizá-las e quais são os tipos.
Você sabia que o excesso de pele é um dos problemas mais comuns nos pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica? Isso acontece devido à grande perda de peso em um período curto de tempo. Após a perda de peso, é comum que a pele fique flácida. Para resolver isso e devolver a autoestima, a solução mais eficaz é a cirurgia reparadora pós-bariátrica.
Essas cirurgias não são feitas apenas por estética pois, muitas vezes, o excesso de pele prejudica a postura, a mobilidade, o equilíbrio, bem como a autoestima do paciente. Dessa maneira, essas cirurgias não visam apenas o aspecto estético, mas a reparação da mobilidade e do bem estar do paciente.
Vale lembrar, que quanto mais peso se perde, mais excesso de pele ocorre. O excesso de pele, além de comprometer o bem-estar físico, emocional e social do indivíduo, pode causar doenças, como dermatite e infecção de repetição, por causa do atrito. Além disso, há o incômodo causado pelas assaduras nas dobras da pele.
É possível realizar a cirurgia pós-bariátrica pelo plano de saúde?
Sim. Os planos de saúde devem cobrir as cirurgias pós-bariátricas. Esse tipo de procedimento é tanto estético quanto reparador e, portanto, visa a melhora da saúde e bem-estar físico do paciente.
A modalidade que o Dr. André atende é o reembolso do convênio. Nessa modalidade, o paciente arcará inicialmente com os custos da sua cirurgia pós-bariátrica, mas que será depois reembolsado pelo seu plano de saúde.
Saiba mais no vídeo abaixo:
Partes do corpo que ficam mais flácidas com a perda de peso
A flacidez ou falta de firmeza na pele, ocasionada pelo emagrecimento, após realização da cirurgia de redução de estômago, atinge mais algumas áreas do corpo, como:
- Braços;
- Seios;
- Nádegas;
- Abdômen;
- Pernas.
Quando fazer as cirurgias reparadoras pós-bariátrica
Destacamos que, quando o grau de flacidez é grande, os procedimentos de encolhimento de pele como radiofrequência ou laser, não são eficazes para solucionar o problema. Por isso, nesses casos, o melhor caminho é a cirurgia reparadora.
Mas, para recorrer às cirurgias reparadoras, é essencial que o paciente converse com um médico especialista , pois ele vai indicar os exames necessários para cada caso. Além disso, algumas doenças, como a anemia, podem impedir a realização dessas cirurgias.
Além disso, é indispensável cumprir os seguintes requisitos, como:
- O paciente precisa ficar com o peso estabilizado, de seis meses a dois anos, para que a flacidez não retorne após a realização da cirurgia reparadora;
- O paciente precisa comprometer-se a levar uma vida saudável, adotando novos hábitos, como alimentação balanceada e prática de exercícios físicos.
- O paciente não pode ter tendência a engordar de novo, pois a flacidez vai retornar por causa do estiramento da pele, e com isso, o aparecimento de estrias;
- A cirurgia reparadora não é indicada para pacientes com IMC maior do que 30;
- Caso o paciente seja fumante, pode haver complicações respiratórias durante o procedimento.
A cirurgia reparadora pode ser considerada como etapa final do tratamento de perda de peso. Mas o resultado final do tratamento de perda de peso pode demorar de 1 a 2 anos para aparecer, período em que o corpo chegará ao seu formato final.
Tipos de cirurgia reparadora pós-bariátrica
A maioria dos pacientes escolhe uma região ou no máximo duas, quanto mais próxima da outra for a área, melhor. A cirurgia pode ter duração de 2 a 5 horas. Existem diversos tipos de dermolipectomia, que serão indicados pelo médico cirurgião de acordo com a necessidade do paciente e do grau da flacidez. São conhecidos como:
Abdominoplastia pós-bariátrica
Realizada na região abdominal, a abdominoplastia pós-bariátrica serve para retirar o excesso de pele, que, por causa do emagrecimento, fica flácida e pode causar infecções por fungos. Com isso, é extremamente necessária para o indivíduo, não é feita apenas por estética.
Mastopexia
A mamoplastia é realizada para retirar o excesso de pele na região das mamas, a fim de reposicioná-las e deixá-las mais firmes. É muito importante para a autoestima da mulher. Também chamada de mastopexia, pode ser realizada com ou sem a prótese de silicone, gerando o aumento das mamas, caso a paciente deseje.
Lifting dos braços ou coxas
Nesse caso, a pele dos braços ou coxas é reposicionada e remodelada, de modo que o paciente fique livre do excesso de pele que estava o atrapalhando. O indivíduo vai poder realizar suas atividades diárias com liberdade, sem ser impedido pela flacidez e desconforto da pele em excesso. Saiba mais sobre o Lifting de Braços!
Cirurgia de contorno corporal
Também conhecida como body lifting, é uma possível cirurgia reparadora pós-bariátrica que pode ser realizada em várias partes do corpo de uma vez, como tronco, abdômen e pernas, devolvendo a tonificação e delineando o corpo.
Pode ser realizada junto com a lipoaspiração, caso o paciente queira, para retirar a gordura localizada nessas áreas e, até mesmo, afinar a cintura.
Lifting facial e blefaroplastia
É muito importante para devolver a autoestima da pessoa que está passando pelo processo de emagrecimento. O médico faz, através da blefaroplastia. a remoção do excesso de flacidez da região dos olhos, pescoço e bochechas, o que vai propiciar o rejuvenescimento do rosto e suavização de rugas.
Todas as cirurgias Pós-Bariátricas
Você ficou interessado e quer conhecer todos os procedimentos em seus detalhes? Acesse para conhecer todas as cirurgias pós-bariátrica!