Procedimento é recomendado para resolver a flacidez e a ptóse das mamas em diferentes casos
Os seios são parte importante para autoestima e feminilidade das mulheres e, não à toa, os procedimentos estéticos voltados para corrigir as imperfeições nessa região do corpo dominam os rankings mundiais.
A procura por aumentar o volume das mamas, assim como por uma cirurgia para seios caídos, só crescem e, à medida que a cirurgia plástica se torna mais acessível, mais mulheres conseguem desfrutar dos benefícios da mastopexia.
Mas afinal, quais são as reais vantagens em se submeter a uma cirurgia nos seios? O que é possível e o que não é possível alcançar? Como é a recuperação e o período pós-operatório da técnica?
Essas e outras respostas você vai descobrir no conteúdo especial que preparamos sobre o assunto. Vamos conferir?!
O que é a mastopexia?
Também conhecida como lifting dos seios, a mastopexia para remodelagem das mamas é uma cirurgia plástica destinada às mulheres que desejam corrigir a queda das mamas, definir o contorno e melhorar o aspecto geral da região.
Seu principal objetivo é reposicionar a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele das mamas e deixando-as mais firmes e altas, com um aspecto natural e harmônico.
Como é feita a cirurgia para seios caídos?
Realizada sob anestesia geral ou local/peridural com sedação, trata-se de uma técnica aplicada sempre em centro cirúrgico com tipo de anestesia, com duração que varia entre 2 e 3 horas, dependendo das necessidades da paciente.
Existem basicamente três técnicas de incisões por onde a cirurgia pode ser realizada.
No primeiro caso, trata-se da incisão em “T” invertido, com um corte ao redor da aréola, um corte vertical e um corte abaixo do sulco das mamas, formando uma cicatriz interligada pelos pontos.
Em outros casos, realiza-se a técnica apenas com um corte vertical no centro do seio e um corte ao redor das aréolas, ou ainda, apenas ao redor das aréolas, dependendo do volume e da quantidade de pele a ser removida.
Em todos os casos, a cicatriz deixada costuma ser imperceptível com o tempo, facilmente escondida pelas roupas íntimas ou trajes de banho.
A maioria dos médicos costuma já informar nas consultas pré-operatórias o tipo de incisão que deverá fazer, assim como os cuidados posteriores e recomendações pós-operatórias.
Para quem o procedimento é indicado?
Indicada principalmente como uma cirurgia para seios caídos, a mastopexia é destinada a mulheres que queiram melhorar o aspecto das mamas e corrigir as imperfeições que tanto podem influenciar na autoestima e no bem-estar.
Seja pela ação do tempo (envelhecimento), pela amamentação, ação da gravidade, alterações hormonais ou perda de peso excessiva, o é fato que essa cirurgia é capaz de solucionar o problema do excesso de pele e flacidez dos seios.
Quais são os benefícios para quem realiza a mastopexia?
Para além das vantagens estéticas de se ter os seios mais harmônicos com o restante do corpo, os benefícios da mastopexia vão muito além do aspecto visual da coisa.
A recuperação da autoestima, a liberdade de poder escolher uma roupa sem se preocupar com o caimento, bem como a recuperação da mobilidade são apenas alguns dos benefícios frequentemente mencionados por quem já se submeteu ao procedimento.
Como já mencionamos anteriormente, os seios são parte importante do corpo da mulher e estão diretamente relacionados à feminilidade, sensualidade e bem-estar, portanto, trata-se de uma cirurgia que trará vantagens em todos esses aspectos.
Como é o pós-operatório dessa cirurgia?
Em geral, o pós-operatório da mastopexia costuma ser tranquilo, sem ser necessário um grande período de repouso e retomada das atividades.
Na maioria dos casos, a paciente pode retornar ao trabalho dentro de 2 semanas e atividades físicas leves podem ser realizadas após 30 dias do procedimento.
No entanto, algumas recomendações devem ser seguidas para garantir uma boa recuperação e cicatrização das mamas.
Deitar de bruços, tomar sol na cicatriz e fazer grandes esforços físicos não é permitido durante o primeiro mês de cirurgia, sendo importante aguardar a liberação médica para tais atividades.
Já o uso do sutiã cirúrgico deve ser feito por no mínimo 2 meses para garantir a sustentação e boa cicatrização após a cirurgia para seios caídos.
Manter uma alimentação balanceada e saudável, assim como fazer a ingestão de água durante o dia, também é fundamental para que os resultados da sua cirurgia não sejam comprometidos.
O uso de tabaco ou bebidas alcoólicas também devem ser evitados para não prejudicar o processo de cicatrização pelo qual o seu corpo está passando.
No mais, vale retomar essas e outras dicas com o seu cirurgião plástico de confiança antes de realizar a sua cirurgia para seios caídos.