Um estudo – Celebrity Worship and Incidence of Elective Cosmetic Surgery: Evidence of a Link Among Young Adults – publicado no Journal of Adolescent Health descobriu que adolescentes que adoram celebridades são mais propensos a fazer uma cirurgia plástica.
O objetivo do estudo foi descobrir se a adoração às celebridades influenciou na realização de cirurgia plástica eletiva no período de oito meses após a pesquisa. E após o controle de vários preditores conhecidos para a realização de uma cirurgia plástica eletiva, a adoração às celebridades foi decisiva na incidência da realização de mais cirurgias plásticas eletivas por adolescentes.
O estudo reforça algo que presenciamos nos consultórios e clínicas de cirurgia plástica todos os dias: os pacientes continuam a olhar para Hollywood para determinar seu padrão de beleza.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), os adolescentes já respondem por 8% (37.740) dos procedimentos cirúrgicos estéticos no Brasil. O dado é referente ao período entre setembro de 2007 e agosto de 2008 e deriva de uma pesquisa feita com mais de 3,5 mil cirurgiões associados.
E você? O que pensa sobre a realização de uma cirurgia plástica na adolescência?