Conheça a braquiplastia e como ela é recomendada em casos de plástica pós bariátrica
Com a perda de grande volume de peso é comum que parte da pele não consiga voltar ao tamanho original. Isso provoca flacidez e desconforto. Por isso, a braquioplastia pós-bariátrica é tão importante na vida do indivíduo. Grandes mudanças corporais podem causar situações desagradáveis e para muitos o excesso de pele nos braços é uma delas.
E isso é especialmente comum quando falamos em pacientes que já realizaram a cirurgia bariátrica e precisam lidar com os benefícios e as mazelas do procedimento. A flacidez nos braços em quem perdeu peso rápido e em grande quantidade causa transtornos que podem ser resolvidos cirurgicamente.
O que é a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica, também chamada de cirurgia de redução do estômago, é um procedimento operatório que busca tratar a obesidade. Em geral, pessoas com IMC acima de 40, ou entre 35 e 40 que apresentem comorbidades relacionadas ao excesso de peso buscam esse tipo de procedimento. Não se trata de uma solução rápida, mas adequada para casos específicos.
Por meio da cirurgia bariátrica o estômago do paciente tem a sua capacidade reduzida, o que obriga o paciente a ingerir entre 15 a 30 ml de líquidos nas primeiras semanas – quase nada se comparado aos 2 L de capacidade normal do órgão.
Com essa redução na ingestão de alimentos a perda de peso pode chegar a 1 kg por dia – a depender da dieta seguida e de como o corpo irá reagir às alterações hormonais. A cirurgia bariátrica promove grande perda de peso em pouco tempo. Quando ocorre o emagrecimento ,é impossível escolher de qual lugar do corpo a gordura será eliminada.
Uma das consequências da rápida perda de peso é, em termos técnicos, a “flacidez cutânea”, conhecida pelo o público em geral como pele flácida. Embora nossa pele tenha estruturas elásticas que permitem que ela encolha e expanda de acordo com a necessidade, esse processo fica prejudicado em algumas situações.
Com o ganho de peso a pele se estica, mas pode acabar não voltando às suas dimensões normais após a perda de peso. Quando a pele não “encolhe”, o excesso de pele se torna incômodo tanto em coxas quanto barriga, costas, flancos e braços.
O excesso de pele nos braços após a bariátrica pode causar desconforto visual e físico, já que limita as escolhas de roupas e os movimentos. A depender do nível de flacidez na pele do braço do paciente, a braquioplastia pós- bariátrica pode resolver.
O que é braquioplastia?
A cirurgia pós bariátrica para retirar do excesso de pele dos braços é a chamada braquioplastia, ou lifting dos braços. Bastante comum após a cirurgia bariátrica, a braquioplastia busca melhorar o formato dos braços e devolver a mobilidade ao indivíduo.
Apesar de um reduzido número se valer da cirurgia nos braços para aumentar o volume – por estética -, a maior parte das pessoas que busca este tipo de procedimento deseja se livrar da indesejada flacidez.
Como é feita a braquioplastia pós-bariátrica?
Após o cumprimento adequado de procedimentos pré-operatórios – que serão orientados pelo médico, o paciente estará pronto para a cirurgia.
Deve-se avaliar se a braquioplastia é adequada ao paciente antes de proceder à intervenção.
Com tudo em ordem, o paciente é encaminhado para a cirurgia. Durante a intervenção o paciente permanece sedado enquanto a equipe médica realiza as incisões necessárias para retirada da pele em excesso.
Geralmente as incisões da cirurgia ficam na parte inferior ou posterior do braço para que as eventuais cicatrizes fiquem mais escondidas, em local discreto. O corte para retirada da pele em excesso pode ser feito na região das axilas. Se houver necessidade a incisão pode ser maior e na vertical para poder alcançar a região que precisa ser tratada.
Se for o caso, há possibilidade de remoção de gordura localizada durante a braquioplastia para dar melhor modelagem ao braço, mas sempre visando a aparência natural do membro.
A cirurgia de retirada de pele em excesso dos braços pode durar até 3 horas e a internação é rápida, permanecendo o paciente em ambiente hospitalar por geralmente 24 horas após o procedimento.
Quais os riscos durante e após a cirurgia nos braços?
Como toda cirurgia, a braquioplastia pode apresentar adversidades como:
- Falta de sensibilidade na região
- Cicatrização irregular
- Necrose
- Inchaço
Para evitar esses e outros tipos de complicações que possam comprometer a evolução do tratamento cirúrgico é importante seguir as recomendações do pós operatório que podem envolver:
- Permanecer com os braços para baixo
- Não carregar peso
- Evitar movimentos bruscos
- Realização de drenagem na área para reduzir o inchaço
- Utilizar malha compressiva nos braços por no mínimo 15 dias
E durante a braquioplastia o paciente pode apresentar reação à anestesia ou outras complicações inesperadas.
Para diminuir os riscos durante e após a braquioplastia é importante buscar assistência de equipe médica especializada e ambiente hospitalar adequado.
Para quem é recomendada a braquioplastia pós-bariátrica?
A braquioplastia é recomendada para pessoas com grande flacidez nos braços e excesso de pele – acompanhada ou não de gordura.
De modo geral, os pacientes que buscam a braquioplastia apresentam aos seus médicos queixas envolvendo estética e funcionalidade.
A pele flácida balança e pode causar dor. Em outros casos pode provocar lentidão dos movimentos e principalmente desconforto visual. Além disso, o excesso de pele pode provocar dermatite e prejudicar a higiene pessoal.
Recomenda-se que o paciente que deseja realizar a braquioplastia:
- Não fume
- Não tenha tendência ao “efeito sanfona”
- Não esteja acima do peso
- Apresente condições de saúde adequadas
Essas são apenas alguns critérios que dão uma breve ideia do que exige como condição para operar.
A braquioplastia pós-bariátrica é um procedimento seguro e necessário em muitos casos. Quando a retirada de pele flácida é realizada de maneira correta, existem poucas chances de efeitos adversos.
A observação das indicações pré e pós-operatórias permite que a recuperação seja rápida e devolvam a função e a boa aparência do paciente.
Ainda em 2019, o STJ determinou que os planos de saúde devem custear as cirurgias reparadoras (como a braquioplastia) para pacientes que passaram pelo procedimento da bariátrica.
A cirurgia reparadora é mais do que uma necessidade estética, é um cuidado com a saúde física e mental do paciente.
Quer saber mais? Agende sua consulta agora mesmo e tire suas dúvidas!