Entenda como a cirurgia é realizada e como as técnicas interferem no resultado final do procedimento
Dentre as cirurgias plásticas mais realizadas pós bariátrica, sem dúvidas, podemos destacar a braquioplastia como sendo o procedimento que proporciona mudanças mais visíveis e satisfatórias para os pacientes.
Isso porque, ainda que as demais cirurgias sejam de grande importância para devolver a autoestima e melhorar o contorno do corpo, os braços são, em geral, áreas mais expostas do que as outras, impactando diretamente no visual.
Contudo, pacientes que têm o desejo de se submeter à cirurgia nem sempre sabem o que esperar do procedimento, tendo em vista que há diversas técnicas para realização da mesma, que dependem do grau de deformidade em questão.
O que é a braquioplastia?
Após a realização da bariátrica – cirurgia comumente conhecida como redução de estômago – é normal que os pacientes passem por um grande processo de emagrecimento.
Essa perda de peso, como consequência, resulta no excesso de pele e pequenos depósitos de gordura localizada em determinadas regiões do corpo, como abdômen, pernas, costas e braços.
Para cada uma dessas áreas, há um tipo de cirurgia plástica corretiva destinada à remoção completa do tecido excessivo, bem como à correção das deformidades para promover a melhora no contorno corporal.
No caso dos braços, tal procedimento é denominado como braquioplastia – dermolipectomia braquial ou, no popular, lifting de braços -, que consiste na remoção da pele e, que em alguns casos pode ser associada a lipoaspiração.
Como essa cirurgia é realizada?
Nos casos em que o paciente possui apenas excesso de pele, a cirurgia é realizada com uma incisão na face medial do braço, objetivando uma cicatriz o mais escondida possível para não afetar a autoestima dos pacientes.
Já para aqueles que possuem além do excesso de pele, gordura localizada na região, o cirurgião plástico responsável realiza inicialmente a lipoaspiração – técnica de sucção da gordura por meio de microcânulas – para depois fazer o lifting dos braços.
Em ambos os casos, pode-se utilizar tanto anestesia local com sedação, quanto anestesia geral, sendo necessário avaliar juntamente com o paciente qual a melhor opção de acordo com características individuais.
O procedimento tem duração de aproximadamente duas horas, com a possibilidade de alta no mesmo dia, dependendo da evolução do quadro pós-operatório.
Quais são os níveis de deformidades tratados pela braquioplastia?
Ainda que o excesso de pele incomode muitos homens e mulheres, existem graus de deformidades que podem ser tratados pela braquioplastia. Isso porque, nem todos eles são elegíveis ao procedimento, considerando que há outras opções para correção
Nível 1
Pacientes com excesso de gordura localizada, mas que não possuem flacidez ou pele em excesso na região. Indicado apenas para lipoaspiração.
Nível 2
Pacientes com flacidez de pele, mas sem gordura localizada. Indicada a técnica cirúrgica sem lipoaspiração, desde que estejam com emagrecimento estabilizado.
Nível 3
Flacidez de pele e gordura localizada, com indicação da braquioplastia associada à lipoaspiração para alcançar melhores resultados.
Nível 4
Excesso de flacidez na pele dos braços e axilas, com indicação do lifting de braços completo na região.
Quais técnicas de braquioplastia existem?
Embora a cirurgia de braquioplastia seja uma só, existem diferentes técnicas de realização do mesmo procedimento. Isso porque, a técnica diz respeito ao tipo de incisão realizada nos pacientes, que pode variar de acordo com as características individuais de cada um.
Técnica em L
Trata-se da técnica mais comum em centro cirúrgico, que consiste na incisão que começa na região próxima às axilas e segue pelo sulco braquial (parte inferior do braço).
Técnica em T
Bem semelhante à técnica anterior, a técnica em T diferencia-se apenas pela incisão mais alongada na região das axilas, que auxiliam a promover um melhor contorno na região de base dos braços.
Técnica em S
Utilizada nos casos em que o volume da pele em excesso é maior, trata-se de uma técnica com incisão que vai desde o cotovelo até bem próximo da região do tórax.
Como saber qual a cirurgia e técnica mais indicada para o meu caso?
Embora seja possível identificar a olho nu pacientes candidatos a realizar a técnica de braquioplastia, é indispensável consultar um cirurgião plástico especializado em cirurgias pós bariátrica para entender qual o melhor procedimento para o seu caso.
Isso porque, ele possui toda experiência e expertise para indicar a cirurgia e técnica mais adequada para sua situação, visando alcançar os resultados que você deseja, evitando frustrações futuras e quebras de expectativas.
Vale lembrar que é fundamental escolher um profissional de confiança, bem como sanar todas as suas dúvidas antes de se submeter a qualquer procedimento estético, afinal, os resultados são definitivos e vão influenciar na sua qualidade de vida e autoestima.
Quer saber mais sobre cirurgia plástica? Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog e, caso tenha interesse em melhorar sua aparência, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe. Será um prazer atendê-lo(a)!