A perda de peso após cirurgia bariátrica pode deixar marcas. Conheça a cirurgia de body lifting após bariátrica
A grande perda de peso promovida pela cirurgia bariátrica traz mais saúde, bem-estar e satisfação com o próprio corpo. Contudo, esse processo deixa algumas marcas e a mais evidente delas é o excesso de pele em diversas regiões do corpo, o que pode causar grande insatisfação em alguns pacientes. O body lifting após bariátrica é uma cirurgia em que a remoção de pele é feita em diversas partes do corpo ao mesmo tempo, promovendo um excelente resultado. Conheça mais detalhes sobre a operação.
Para que serve o body lifting após a cirurgia bariátrica?
O body lifting é um dos procedimentos que pode ser realizado como cirurgia reparadora pós-bariátrica. Ou seja, a finalidade é recuperar o corpo após a grande perda de peso que ocorre com a cirurgia bariátrica. Entenda para que serve:
- Remover o excesso de pele em diversas áreas do corpo, decorrente da grande perda de peso
- Reduzir a flacidez no abdômen, coxas, nádegas, cintura e quadris em um único procedimento
- Ajustar o contorno da silhueta corporal
- Trazer um contorno corporal equilibrado e sem marcas da grande perda de peso
- Evitar doenças causadas pelo excesso de pele como infecções e perda de mobilidade
- Trazer mais autoestima e bem-estar ao paciente
O body lifting é um procedimento bastante interessante aos pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica, pois possui diversas finalidades e é feito de uma só vez. Assim, o excesso de pele é removido e a autoestima do paciente é resgatada.
Como é feito o body lifting após bariátrica?
Inicialmente, é feita uma avaliação junto ao cirurgião plástico, para observar quais regiões apresentam excesso de pele e flacidez. O cirurgião explica como será feito o procedimento e ouve as demandas do paciente, como as áreas que deseja reduzir e, em alguns casos, avaliam juntos a necessidade de procedimentos complementares, por exemplo, uma lipoaspiração.
Na sala de cirurgia, é feita uma marcação nas regiões para orientar o procedimento. É preciso aplicar a anestesia geral, pois é uma cirurgia longa, que envolve diversas partes do corpo. Para os pacientes de cirurgia pós-bariátrica, a melhor escolha é tratar a maior área possível em um só procedimento, para facilitar a sua recuperação e evitar novas cirurgias.
Durante a cirurgia é feita a retirada de excesso de pele, sendo que o tamanho da incisão depende de cada caso. As incisões são fechadas com suturas e adesivos, de forma a moldar a silhueta do paciente com naturalidade. É importante procurar um profissional com experiência para realizar esse procedimento, pois ele envolve diversas áreas do corpo.
O pós-operatório envolve o uso de curativos, que devem ser trocados algumas vezes por dia até a retirada dos pontos. Também pode ser necessário o uso de dreno durante os primeiros dias, colocado sob a pele com a finalidade de drenar sangue e fluidos que possam se acumular. O tempo de recuperação da cirurgia é entre 4 e 6 semanas.
Em quais regiões do corpo o body lifting pode ser realizado?
O body lifting pós-bariátrica é uma cirurgia de grande porte, que abrange diversas regiões do corpo. Por essa característica, o procedimento é amplamente recomendado para esses pacientes, por seu resultado amplamente satisfatório com apenas um único procedimento. O body lifting pode ser feito no abdômen, coxas, bumbum, cintura e quadris, sendo que pode ser realizado em todas essas áreas na mesma cirurgia.
Contudo, para obter um melhor contorno da silhueta, em alguns casos, é preciso fazer em conjunto com a lipoaspiração. Em todas as regiões são realizadas suturas profundas, para que o excesso de pele seja removido com precisão e proporcione uma silhueta bem definida em todo o corpo.
Quando o body lifting pós-bariátrica é recomendado?
Qualquer paciente que tenha passado por uma grande perda de peso, proveniente da bariátrica ou não, pode sofrer com o acúmulo de pele em todo o corpo ou apenas em algumas regiões. O lifting pós-bariátrica é recomendado nos dois casos. Contudo, para os pacientes pós-bariátrica, é preciso esperar o peso estabilizar para passar pelo procedimento.
O tempo pós-bariátrica varia de acordo com cada paciente, por isso é fundamental o acompanhamento médico constante. O tempo mínimo é de 3 meses, mas vale lembrar que o peso pode demorar até 2 anos para se estabilizar em alguns casos. É fundamental respeitar o tempo do seu corpo e as orientações médicas, para garantir o melhor resultado com saúde e satisfação ao olhar para o seu corpo.
5 dicas e recomendações para seguir antes do body lifting
Agora que você já sabe o que é o body lifting, para que serve e para quais casos é recomendado, chegou a hora de conferir algumas dicas. Essas recomendações vão te orientar e trazer mais segurança antes e após a cirurgia. Confira:
- Mantenha seu peso estável. Após chegar à meta pós-bariátrica, é importante continuar seguindo as orientações médicas e nutricionais para manter o peso estável por pelo menos três meses. Mas o tempo pode variar dependendo de cada caso.
- A recuperação pós-cirurgia leva entre 4 e 6 semanas, portanto, se certifique de reservar esse tempo para o seu repouso sem preocupações.
- Pesquise sobre o tema, faça perguntas ao seu médico e instrua sua família e amigos, que serão sua rede de apoio principal durante a recuperação.
- Pare de fumar, especialmente nos dias antes da operação e no pós-operatório. O tabagismo pode levar a inflamações e outras complicações na cirurgia.
- Procure um profissional experiente e de confiança. Como essa é uma cirurgia de grande porte, a experiência do cirurgião é primordial para a efetividade da operação e para te trazer mais segurança.
Por mais que essa cirurgia seja de grande porte, com as devidas informações e orientações do seu médico, não há motivos para temer. Afinal, o procedimento vai valer a pena quando você observar seu corpo no espelho e perceber que atingiu a sua meta.
Quer saber mais? Agende sua consulta agora mesmo e tire suas dúvidas!