Cirurgia das pálpebras tem recuperação rápida, mas resultado final só pode ser observado dentro de alguns meses
Se você, assim como milhares de pessoas ao redor do mundo, sofre com o excesso de pele na região das pálpebras, saiba que existe um procedimento estético capaz de solucionar esse incômodo.
Trata-se de uma cirurgia, denominada como blefaroplastia, realizada com o objetivo de melhorar tanto a parte estética, quanto funcional, uma vez que o excesso de tecido prejudica não só a aparência, mas também limita o campo de visão.
Neste sentido, pacientes que desejam se beneficiar com os resultados da técnica estão buscando cada vez mais informações sobre o assunto, visando compreender como é realizada a cirurgia, o pós-operatório, assim como alinhar as expectativas de resultado.
O que é blefaroplastia?
Uma das regiões de maior destaque no rosto, a parte dos olhos é marcante e fundamental no conjunto de uma face harmônica e juvenil.
Contudo, muitas pessoas sofrem com deformidades, patologias congênitas ou adquiridas nessa região, o que torna a cirurgia de blefaroplastia uma solução que pode auxiliar na busca pela recuperação da autoestima.
Para além das correções de deformidades palpebrais, o procedimento ajuda a posicionar as pálpebras corretamente, suavizando sinais e linhas de expressão, deixando a aparência mais jovial e menos cansada.
Para quem esse tipo de cirurgia é indicada?
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) esse tipo de cirurgia é realizada, na maioria dos casos, em homens e mulheres na faixa etária dos 40 anos, idade em que os sinais do envelhecimento começam a aparecer.
No entanto, conforme explicamos anteriormente, o procedimento pode ser indicado para tratar a queda de pálpebra causada por doenças congênitas e outras deformidades estéticas que possam surgir independente da idade.
Pacientes com bolsas de gordura na pálpebra inferior, ptose ou pseudoptose na região e xantelasma (bola de colesterol que se forma na pálpebra) são, igualmente, bons candidatos ao procedimento.
Vale mencionar que apenas um cirurgião plástico especializado é capaz de indicar a técnica mais adequada para as suas necessidades.
Como o procedimento é realizado?
A cirurgia de blefaroplastia pode ser realizada tanto na pálpebra superior, quanto na pálpebra inferior, ambos os casos com duração média do procedimento de 90 minutos.
No primeiro caso, são realizadas incisões no septo orbital (sulco da pálpebra) para remover o excesso de pele e acessar os depósitos de gordura. Após este processo, o médico realiza a sutura.
Já para a blefaroplastia de pálpebras inferiores, o processo cirúrgico é bem semelhante, com a incisão feita sob os cílios para remover e realocar os depósitos de gordura e melhorar o aspecto da região.
Ambos procedimentos são realizados com anestesia local com sedação e, em alguns casos, anestesia geral, com alta do paciente no mesmo dia.
Qual o tempo de recuperação da blefaroplastia?
Em geral, o pós-operatório da blefaroplastia costuma ser tranquilo, com ocorrências de um leve desconforto e inchaço durante a primeira semana após o procedimento.
Tanto as dores quanto os hematomas são administráveis e tendem a desaparecer conforme o avanço da recuperação, mediante o cumprimento das recomendações médicas.
Os pacientes que se submeterem a cirurgia plástica, deverão evitar a exposição solar por pelo menos dois meses, até que o inchaço e os hematomas sejam completamente eliminados.
Vale lembrar que após a primeira semana já é possível observar 50% do resultado desejado, com cerca de um mês pode-se ter uma boa noção e, apenas após seis meses é que o resultado definitivo pode ser finalmente apreciado.
Dicas e cuidados para o pós-operatório
Além da recomendação de se manter longe dos raios solares pelo período de dois meses, existem outros cuidados que podem ser tomados após a blefaroplastia para garantir bons resultados.
Uma boa higienização da região, com água e sabão neutro, assim como a utilização de compressas frias para diminuir o inchaço nos primeiros dias são fundamentais para a cicatrização.
Fazer o repouso recomendado por no mínimo sete dias, evitar o consumo de alimentos gordurosos, cigarros e bebidas alcoólicas também são algumas das medidas que podem fazer diferença no pós-operatório.
Alguns cirurgiões recomendam ainda que se evite usar lentes de contato nas duas primeiras semanas e fazer o uso de óculos escuros diariamente por 30 dias para proteger a região e evitar que a sensibilidade provoque irritações nos olhos.
Por último e não menos importante, atividades físicas e esportes de contato devem ser interrompidos por um período mínimo de um mês para evitar que qualquer lesão interfira no resultado final do seu procedimento.
Ainda tem dúvidas de que a blefaroplastia é a técnica mais indicada para você? Entre em contato com a nossa equipe e agende uma avaliação. Ficaremos felizes em te ajudar a recuperar sua autoestima e realçar ainda mais sua beleza!