A gordura localizada na região do abdômen representa um pesadelo para muitas pessoas. Isso porque, esse é um dos locais mais comuns para o acúmulo das gordurinhas indesejadas.
Sendo assim, uma das formas de evitar ou reduzir esse problema é aderindo a uma dieta balanceada, isto é, rica em nutrientes, como vitaminas e minerais. Alguns alimentos que fornecem essas substâncias são: frutas, vegetais, leguminosas, peixes etc.
Além de incluir os alimentos que citamos, é essencial que tente reduzir ou cortar outros que contribuem para o acúmulo de gordura. Para te ajudar, selecionamos uma lista com os principais. Veja a seguir!
4 alimentos que provocam um acúmulo de gordura abdominal
Existem alguns alimentos que causam a gordura abdominal. Portanto, caso esteja insatisfeito e queira reduzir esse acúmulo, evite o consumo de alimentos que contribuem para isso. A seguir selecionamos os principais. Confira!
Açúcar
Devido a sacarose, os alimentos ricos em açúcar são um dos principais responsáveis pelo acúmulo de gordura na região da barriga. Isso porque, a substância presente pode originar no desequilíbrio da flora intestinal, diminuindo assim, as bactérias consideradas boas e aumentando as ruins.
Outro fator é que, quando em excesso, o açúcar é, em forma de gordura, transformado em reserva energética, facilitando assim, o acúmulo na região do abdômen.
Alguns alimentos ricos em açúcar são: refrigerantes, brigadeiros e biscoitos recheados. Ah! Mas lembre-se, cortar esse ingrediente da sua alimentação é uma tarefa muito difícil. Sendo assim, o ideal é que vá reduzindo aos poucos.
Alimentos com farinha branca
Outros alimentos que podem favorecer o excesso de gordura no abdômen são os produzidos com farinha branca. Pois, esse ingrediente contribui para a produção de gases e a distensão abdominal, devido à fermentação.
Sendo assim, caso queira eliminar a gordura da região, busque evitar o consumo em excesso desses alimentos, por exemplo, pães, bolos, tortas, pizzas etc. Portanto, para substituí-los, você pode utilizar opções integrais, pois são ricas em fibras. E, além disso, ajudam no funcionamento do intestino.
Bebidas alcoólicas
Já ouviu o termo barriga de cerveja? Pois bem, mas é preciso ter em mente que isso não se deve apenas a esse produto, mas sim, as bebidas alcoólicas em geral. Isso porque, o álcool é responsável por desequilibrar a flora intestinal, o que contribui para o aumento do volume abdominal.
Além disso, quando há um consumo excessivo, o álcool sobrecarrega o fígado, fazendo com que ele não consiga filtrar as gorduras presentes em outros alimentos consumidos no momento.
Portanto, caso não consiga deixar a sua bebida de lado, ao menos, a reduza. Outro ponto importante é sempre intercalar com a água e, no momento, evitar o consumo de alimentos gordurosos, como o torresmo e a batata frita.
Biscoitos
Os biscoitos são muito práticos. Sendo assim, acabam se tornando os lanchinhos perfeitos para quem tem a vida corrida. Afinal, ele é fácil de armazenar e já vem pronto. Porém, se a sua intenção é diminuir a gordura abdominal, isso não deve acontecer. Pois, esse alimento sobrecarrega a vesícula e o fígado, facilitando o armazenamento da gordura.
Para substituir esse alimento no seu cardápio, utilize frutas. Pois, elas são fáceis de consumir durante o dia e não vão exigir um grande tempo de preparo, afinal, basta lavá-las.
Sem dúvidas, todos esses alimentos contribuem para o acúmulo de gordura na região do abdômen. Portanto, tente reduzi-los e fazer substituições mais saudáveis.
Benefícios de uma alimentação saudável
Além de reduzir o acúmulo de gordura abdominal, uma alimentação saudável traz diversos benefícios para o nosso organismo. Confira!
- Ajuda a prevenir doenças: uma alimentação balanceada, ou seja, com os nutrientes necessários, diminui as chances do aparecimento de algumas doenças, por exemplo, anemia e desnutrição.
- Contribui no funcionamento do sistema nervoso: manter os níveis adequados de vitaminas e nutrientes é essencial para garantir o funcionamento das atividades cerebrais.
- Ajuda no sono: uma alimentação adequada ajuda na produção dos hormônios relacionados ao sono, como a melatonina.
- Aumenta a disposição: consumir os nutrientes adequados ajuda a manter os níveis de energia, aumentando assim, a disposição para as tarefas diárias.
Ah! Lembrando que essas são apenas algumas das inúmeras vantagens. Sendo assim, para que garanta esses e outros benefícios, inclua alimentos saudáveis na sua rotina!
Como perder a gordura abdominal?
Como citamos anteriormente, manter uma alimentação adequada é uma das formas de perder a gordura abdominal. Portanto, evite os alimentos que citamos anteriormente.
Porém, além disso, existem outras maneiras que contribuem para que consiga atingir esse objetivo, por exemplo:
- Se manter hidratado, isto é, beber, no mínimo, 2L de água por dia;
- Manter boas noites de sono;
- Tentar controlar o estresse;
- Praticar atividades físicas com frequência.
Existem pessoas que mesmo seguindo todas essas dicas, não conseguem o resultado desejado. Isso porque, a gordura abdominal é difícil de ser eliminada e, muitas vezes, é a última que vai embora.
Sendo assim, caso não se sinta satisfeito com os seus resultados, uma das soluções é optar pela cirurgia plástica, como a lipoaspiração. Pois, o procedimento conseguirá retirar toda a gordura localizada, contribuindo assim, para que melhore a sua autoestima.
Ah! Mas lembre-se que antes de qualquer decisão é primordial uma análise clínica para que o profissional avalie a sua saúde e verifique se é a melhor opção.
Conclusão
Ficar atento a sua dieta é essencial para que consiga eliminar a gordura abdominal. Afinal, alguns alimentos contribuem, e muito, para o acúmulo de gordura na região. Pensando nisso, fique atento a lista dos alimentos para tentar substituí-los e assim, garantir uma alimentação mais saudável.
Ah! E como citamos ao longo do texto, em alguns casos, mesmo com uma alimentação adequada, a gordura abdominal continua presente. Sendo assim, nessas situações, pode ser necessária a intervenção cirúrgica, por exemplo, a lipoaspiração.
Sendo assim, para que entenda mais sobre o procedimento, selecionamos um conteúdo para você: “Lipoaspiração: mitos e verdades sobre a cirurgia plástica”
E se mesmo com dietas, você ainda possuí aquela gordura localizada, entre em contato conosco e conheça nossos procedimentos estéticos.