Procedimento indicado para pacientes com grande perda de peso promove melhoras estéticas e emocionais
Só quem já passou pela cirurgia bariátrica sabe como o processo de emagrecimento pode ser incômodo, com desconfortos físicos e emocionais envolvidos que podem surgir durante toda a evolução do pós-operatório.
Essas condições são ainda mais agravadas após a estabilização do peso, em que na maioria dos casos, resulta no excesso residual de pele e pequenos depósitos de gordura localizada.
Tal situação, infelizmente, não se resolve apenas com treinos e uma boa alimentação. É preciso recorrer a uma abdominoplastia pós-bariátrica para se livrar do volume abdominal, bem como melhorar a aparência da região e o contorno corporal.
O que é a abdominoplastia pós-bariátrica?
Trata-se de um procedimento realizado com o objetivo de remover o excesso de pele e pequenos depósitos de gordura localizada ocasionados pelo emagrecimento excessivo pós-bariátrica.
Considerada uma cirurgia reparadora, a abdominoplastia feita em pacientes nessas condições promove não apenas uma melhoria estética, mas também, proporciona benefícios relacionados à qualidade de vida e saúde.
Isso porque, a quantidade excessiva de tecido no abdômen pode causar desconforto físico – alergias, dermatites e infecções – e desconfortos emocionais, principalmente atrelados à baixa autoestima, insegurança e problemas nas relações interpessoais.
Para quem este procedimento é indicado?
Indicada para pacientes com grande acúmulo de pele na região abdominal, decorrente do emagrecimento pós-bariátrico, esse tipo de cirurgia é recomendada principalmente quando além do fator estético, outras questões estão em jogo.
Saúde, bem-estar e qualidade de vida são igualmente considerados quando a abdominoplastia pós-bariátrica é sugerida em consultório médico durante a avaliação onde será analisado os requisitos para abdominoplastia pós-bariátrica.
Quando é seguro realizar a cirurgia?
Além de uma avaliação criteriosa aos exames clínicos e estado físico do paciente, o cirurgião plástico só costuma indicar a realização do procedimento após estabilizar a perda de peso.
Normalmente, o processo de emagrecimento pós-bariátrica leva em torno de 6 a 9 meses, sendo esse o período mais indicado para realizar a abdominoplastia, sendo necessário que o paciente não apresente qualquer indício de que poderá engordar novamente.
Por isso, manter uma boa saúde, com alimentação balanceada e uma rotina de atividades físicas é fundamental se você deseja realizar este procedimento.
Existe alguma contraindicação?
Pacientes com alterações nos exames, dietas pouco saudáveis ou com fatores de risco como obesidade e idade avançada não são considerados elegíveis à realização da cirurgia de abdominoplastia pós-bariátrica
Contudo, é importante sempre fazer uma avaliação com um profissional especializado em cirurgias reparadoras pós-bariátrica. Somente ele poderá determinar se o seu caso é passível de operar ou não.
Procure sempre um cirurgião plástico de confiança, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e que possua as qualificações necessárias para desempenhar sua função, entregar um bom resultado e priorizar sua saúde.
Caso ainda tenha dúvidas sobre esse procedimento ou qualquer outra cirurgia plástica, entre em contato com a nossa equipe e agende sua consulta. Será um prazer ajudar a realizar esse sonho e melhorar sua qualidade de vida!