Cada vez mais pessoas têm o desejo de se sentir bem com seu corpo e buscam na cirurgia de abdominoplastia uma solução para realizar correções na região do abdômen devido a várias circunstâncias.
Com a grande popularização da abdominoplastia, os interessados geralmente possuem várias dúvidas sobre o procedimento, como funciona o período de recuperação, o que saber antes de investir em uma cirurgia plástica, dentre muitas outras perguntas.
Preparamos esse conteúdo para explicar tudo sobre esse tipo de cirurgia plástica, confira abaixo!
O que é a abdominoplastia e como é feita?
A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de reduzir possíveis excessos de pele abdominal, a quantidade de gordura localizada e promover o fortalecimento da parede muscular.
Com esse procedimento, é possível remodelar o contorno da barriga para conferir um aspecto mais simétrico e enxuto.
O procedimento começa com a aplicação de uma anestesia no paciente (peridual, raqui ou anestesia geral). Então, é feita uma incisão na região dos pelos pubianos e ao redor do umbigo, dando acesso à região abdominal muscular e à gordura ali presente.
A gordura excedente é removida e os músculos do abdômen são suturados conforme a necessidade, removendo a flacidez muscular da região. Isso garante mais sustentação à região abdominal, reduzindo o excesso de volume.
A pele em excesso é retirada, sendo é feita uma nova incisão para incluir seu umbigo. Todos os cortes são fechados com suturas, adesivos e fitas próprias para ajudar na cicatrização.
É colocado um dreno que ajuda na retirada dos excessos de líquidos que se acumulam no pós-cirúrgico. Uma curiosidade: a retirada do dreno no final do período indicado é indolor.
A duração de todo o procedimento varia entre 2 a 4 horas, dependendo de cada paciente e da complexidade exigida em cada caso. O paciente deve permanecer internado sob observação por uma média de 2 a 4 dias após o procedimento de abdominoplastia.
Em casos em que é necessário remover uma quantidade grande de gordura, geralmente é recomendado realizar uma lipoaspiração associada ao procedimento de abdominoplastia.
É importante lembrar que para realizar o procedimento é necessário realizar um acompanhamento médico pré-cirúrgico, onde os exames e recomendações podem variar entre pacientes.
Por isso, sempre realize a avaliação com um médico capacitado e experiente em cirurgias plásticas para garantir que toda a preparação seja feita corretamente.
Para quem a abdominoplastia é indicada?
Outra dúvida muito comum é para quem a abdominoplastia é indicada. A recomendação é feita ao considerarmos vários fatores no paciente durante a avaliação clínica, independentemente de ser um homem ou uma mulher. Confira a lista de critérios normalmente observados:
- Flacidez observada na região do abdômen;
- Abdômen volume desproporcional ao restante do corpo;
- Parede muscular do abdômen enfraquecida ou separada (diástase);
- Gordura localizada na região abdominal.
Esses fatores comentados geralmente estão presentes em pacientes que tiveram alterações corporais resultantes de gestações, grande perda de peso, reduções de estômago, envelhecimento, outras cirurgias, doenças raras congênitas ou até fatores hereditários.
O perfil de pessoas que geralmente buscam a abdominoplastia varia muito entre os casos que comentamos, mas ainda que você não cumpra certos critérios, o ideal é consultar um cirurgião plástico para uma análise profissional.
Quais as contraindicações da abdominoplastia?
Ainda, podemos observar alguns casos em que a abdominoplastia não é recomendada a princípio, lembrando que o ideal é consultar um cirurgião plástico para avaliar cada caso isoladamente.
O médico analisa seu histórico médico, suas alergias e outras possíveis condições para indicar ou não o procedimento.
Tendo isso em mente, listamos abaixo as contraindicações que são normalmente consideradas para se evitar a cirurgia:
- Pessoas sedentárias com obesidade e que realizam dieta pobre em nutrientes;
- Possuir cirrose ou diabetes não tratada;
- Pacientes com doenças cardiovasculares;
- Pessoas que possuem algum problema de cicatrização;
- Pacientes fumantes, já que esse hábito influencia para uma má circulação sanguínea;
- Mulheres com intenção de engravidar futuramente.
Como é o pós-operatório da abdominoplastia?
O processo de recuperação da abdominoplastia também deixa muitas dúvidas e temores em pessoas que desejam realizar o procedimento. Listamos as principais recomendações dadas para os pacientes, podendo haver uma variação em cada caso.
O processo de recuperação após realizar o procedimento geralmente leva 2 meses quando todos os cuidados do pós-operatório são cumpridos corretamente pelo paciente. Confira a lista dos principais pontos de atenção:
- Retirar os curativos após 24 horas e tomar um banho completo para total higienização;
- Iniciar procedimentos de drenagem linfática após o 4º dia de cirurgia;
- Manter uma postura levemente curvada por 15 dias para não esticar a parede muscular;
- Não realizar grandes esforços até 30 dias após a cirurgia;
- Não levantar peso ou fazer esforço no abdômen até 30 dias após a cirurgia;
- Usar cinta modeladora pós-cirúrgica todo o tempo por 30 dias, retirando somente para se banhar;
- Evitar alimentos que levam a grandes produções de gases intestinais;
- Realizar uma alimentação balanceada e com fibras para garantir um bom funcionamento intestinal;
- Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas durante todo o período de recuperação;
- Analisar o tempo necessário para voltar a realizar atividades físicas.
Uma observação interessante é que pode haver a eliminação de um líquido amarelado através de um ou mais pontos da cicatriza do procedimento a partir de 8 dias da cirurgia. Isso é comum de acontecer em pacientes com alto nível de obesidade e se chama lipólise.
Como são cicatrizes da abdominoplastia?
Como comentamos no começo desse artigo, a incisão da cirurgia é feita na linha logo acima dos pelos pubianos. Essa região é escolhida para ajudar a cobrir a possível cicatriz do procedimento, ficando oculta sobre roupas íntimas ou de banho.
O outro possível corte feito fica em volta do umbigo e geralmente fica imperceptível, já que os pontos são dados de forma disfarçada na cavidade do mesmo.
O tamanho das cicatrizes pode variar muito de um paciente para outro, já que vários fatores podem influenciar nesse quesito, como a quantidade de pele e gordura a ser retirada.
No primeiro mês após a abdominoplastia, geralmente a cicatriz se mantém discreta. Ela normalmente aumenta de espessura no segundo mês, mudando de cor para um tom mais amarronzado (conforme o tom de pele do paciente).
É entre o período de 12 a 18 meses que a cicatriz começa a clarear de tom e reduzir de espessura, se tornando cada vez mais discreta com o passar do tempo.
Lembre-se que é importante tomar todos os cuidados passados pelo seu médico para evitar complicações de cicatrização.
Para tirar todas suas dúvidas e realizar uma avaliação com um médico, conheça o Dr. André Araújo, um cirurgião plástico com experiência internacional localizado em São Paulo com sua equipe. Possui anos de experiência e um portfólio com mais de 5.000 procedimentos realizados. Fale com um atendente para agendar sua consulta.