Procedimento visa remover o excesso de gordura, melhorar o contorno corporal e promover mais satisfação estética
A lipoaspiração está entre os procedimentos mais queridinhos quando o assunto é se livrar das gordurinhas extras e conquistar o tão sonhado corpo do verão, com as curvas e contornos bem definidos.
No entanto, ainda que seja uma cirurgia bem popular, muitos pacientes chegam ao consultório com diversas dúvidas no que diz respeito aos possíveis resultados da lipo, assim como as regiões em que pode ser realizada, recuperação e pós-operatório.
E se você faz parte do time daqueles que querem fazer lipoaspiração, mas ainda tem ressalvas e quer descobrir mais sobre como essa técnica funciona e quais são seus reais efeitos no corpo, então continue acompanhando esse conteúdo especial de hoje!
O que é lipoaspiração?
Antes de mais nada, precisamos esclarecer o que de fato é uma cirurgia de lipoaspiração. Trata-se de uma técnica usada para retirar o excesso de gordura do tecido subcutâneo (abaixo da pele).
Segundo o estudo publicado pela ISAPS (International Society of Asthetic Plastic Surgery), é um dos procedimentos mais realizados no mundo, ajudando a atingir uma forma corporal mais harmoniosa e recuperar a autoestima de pacientes.
Vale mencionar que a lipo não é uma cirurgia para aqueles que desejam emagrecer ou perder peso, uma vez que há um limite para retirada de gordura, que corresponde até 7% do peso total do paciente.
A técnica é indicada para quem quer se livrar das gordurinhas indesejadas, que são mais resistentes e difíceis de sair, mesmo com dieta e treinos intensivos.
Como esse tipo de procedimento é realizado?
A lipoaspiração é feita sob anestesia geral ou local com sedação – dependendo das preferências do médico e paciente -, em ambiente hospitalar para maior conforto e segurança dos pacientes.
Para remover a gordura localizada são feitas pequenas incisões com tamanho entre 5 e 7 mm, por onde passarão as cânulas responsáveis por fazer a sucção, atravessando a camada da epiderme, para atingir a camada profunda de gordura (lanelar).
O procedimento dura em média duas horas, podendo variar de acordo com a extensão da área a ser lipoaspirada.
Posteriormente, as incisões são suturadas com pequenos pontos que, ao passar dos dias na recuperação, tendem a se tornar imperceptíveis.
Quais são as regiões onde é possível retirar a gordura?
Conforme já mencionamos, a lipoaspiração pode ser feita em diferentes áreas do corpo, sendo a premissa do procedimento bem parecida em cada uma delas.
Basicamente, o que vai mudar é apenas o tempo de cirurgia, o tempo de recuperação e, em alguns casos, as recomendações pós-operatórias.
Confira quais são as regiões do corpo mais beneficiadas com a lipo:
Nas coxas
Com a lipoaspiração é possível remover a gordura em excesso da parte interna da coxa, região dos culotes e até mesmo da parte da frente da coxa, dependendo das preferências da paciente.
No abdômen
Já no abdômen, região onde a lipoaspiração é mais comumente realizada, é possível reduzir a gordura da barriga, se livrar dos tão temidos pneuzinhos laterais, delineando a cintura e deixando-a mais marcada.
Nas costas
A retirada de gordura da parte inferior das costas é igualmente expressiva quando se busca uma mudança corporal completa, deixando o visual mais harmônico com o restante do corpo.
Na papada
A lipo de papada ajuda pacientes que desejam se livrar do queixo duplo, removendo o excesso de gordura na região do queixo e submento.
Essa cirurgia é relativamente mais simples e menor do que a realizada nas demais áreas do corpo, considerando a extensão do queixo.
No dorso
Localizada abaixo das costas, a região do dorso também pode ser lipoaspirada, sendo comumente associada quando o paciente já vai fazer lipoaspiração nas áreas próximas.
Nos braços
Com as técnicas de lipoaspiração é possível dar adeus à gordurinha indesejada no músculo do “tchau”, deixando a região mais firme e com um contorno harmonioso.
Existe algum risco na lipoaspiração?
Assim como qualquer outra cirurgia plástica, a lipoaspiração é uma técnica segura, desde que feita sob os parâmetros pré-estabelecidos que atendam as normas de saúde e segurança, com um cirurgião plástico qualificado e em ambiente hospitalar.
Pacientes com doenças crônicas, fumantes e com sistema imunológico comprometido estão mais expostos aos riscos da lipoaspiração, sendo indicada uma avaliação rigorosa e criteriosa para evitar qualquer complicação.
Os exames pré-operatórios e avaliação física são etapas fundamentais que devem ser respeitadas para garantir que o procedimento saia conforme o planejado e os resultados possam ser alcançados sem grandes intercorrências.
Por isso, escolha sempre um cirurgião plástico de confiança capacitado e preparado para sanar suas dúvidas, alinhar as expectativas e colocar sua saúde e autoestima sempre em primeiro lugar.