… e respostas que você deve saber antes de realizar sua cirurgia de mama.
1) A partir de que idade pode-se fazer a cirurgia?
Normalmente, de 3 a 4 anos após da menarca (primeira menstruação). É importante que as mamas estejam desenvolvidas (maduras).
2) A mastoplastia compromete a amamentação?
Normalmente não. Uma pequena porcentagem das pacientes pode ter dificuldades para amamentar ou não conseguir realizá-la.
3) A mastoplastia prejudica a sensibilidade das mamas?
Não, mas pode ocorrer hipoestesia (perda ou diminuição de sensibilidade) transitória nos primeiros meses (3 a 6 meses após a cirurgia). Raramente as alterações de sensibilidade são permanentes.
4) Existem restrições quanto à prática de esportes por parte de quem se submete à operação? Se sim, elas são permanentes?
Sim. Esportes, atividades físicas ou carregar pesos – ou seja, quaisquer movimentos de grande esforço com os braços – devem ser evitados por um período de 30 a 60 dias após a cirurgia. Seu cirurgião plástico irá lhe orientar sobre estas restrições.
5) Na mastoplastia de aumento, posso escolher o volume do implante? Quais são os critérios para determinar o melhor tamanho?
Sim, em geral os representantes dispõem de moldes que podem e devem ser experimentados pela paciente. Entretanto, o tamanho exato será escolhido por seu cirurgião plástico de acordo com sua estrutura física, as medidas de sua mama e suas expectativas e objetivos. O cirurgião plástico irá orientar quanto ao modelo e deverá lhe aconselhar sobre o tamanho das próteses.
6) Há risco de perda do resultado estético da cirurgia?
Sim. A observância dos cuidados pós-operatórios é fundamental na obtenção dos resultados, assim como sua manutenção. O ganho e a perda de peso também podem influenciar no resultado final.
7) O silicone é perigoso? Existe relação entre seu uso e a incidência de câncer de mama?
Não. O silicone cirúrgico segue normas internacionais de segurança, e não há qualquer relação entre sua utilização e a incidência de câncer. Este fato está comprovado por inúmeros trabalhos científicos embasados em evidência.
8) Sentirei dor no período pós-operatório?
Em toda cirurgia existe dor, que é variável de pessoa para pessoa.
9) A cirurgia deixa cicatrizes? Se sim, onde se localizam?
Sim. Dependendo da técnica, localizam-se no sulco inframamário, em forma de T invertido ou Z, nas cirurgias redutoras ou mastopexias, e no sulco ou periaureolar ou axilar, nas cirurgias de aumento.
10) Qual é o tipo de anestesia utilizada?
Geral, bloqueios ou local. A decisão fica a critério de seu cirurgião plástico e do anestesiologista.
11) Quantos dias devo ficar em repouso?
Repouso relativo de 15 a 30 dias, dependendo do tipo de cirurgia e sua recuperação.
12) Em quanto tempo poderei retomar minhas atividades no ritmo normal?
Em geral, após 30 a 45 dias.
Mais sobre esse assunto em Mastoplastia de Aumento, Mamoplastia Redutora e Mastopexia.