DERMOABRASÃO

Dermoabrasão

Dermoabrasão é um procedimento minimamente invasivo que ajuda a refinar as camadas superficiais da pele por meio de um método controlado de raspagem cirúrgica.

Sobre

A Dermoabrasão é um tratamento que atenua as irregularidades da superfície da pele, dando-a uma aparência mais suave.

A Dermoabrasão é mais frequentemente utilizada para melhorar a aparência da pele da face com cicatrizes de acidentes, de acnes ou de cirurgias prévias, remover tatuagens bem como para suavizar rugas faciais superficiais, tais como aquelas ao redor da boca.

Porém, o procedimento também pode ser usado para remover tumores pré-cancerígenos (denominados queratoses) e cicatrizes profundas de acne.

A Dermoabrasão pode ser realizada em pequenas áreas da pele ou sobre toda a face, podendo ser feita isoladamente ou junto a outros tratamentos minimamente invasivos tais como Peeling (químico ou ácido) e o Resurfacing (laser, luz, energia).


Considerações especiais, riscos e recuperação

A Dermoabrasão é um procedimento seguro quando realizado por um médico experiente. O risco mais comum é alteração na pigmentação da pele. Escurecimento permanente da pele pode ocorrer em alguns pacientes devido à exposição ao sol, nos dias, ou meses, após o procedimento.

Por sua vez, alguns pacientes acham que a pele tratada fica mais clara. Pode ser que surjam pequenas espinhas após o procedimento, desaparecendo com o tempo, ou com o uso de esponja abrasiva ou sabonete (algumas vezes, o cirurgião terá de removê-las). Pode ser, também, que os poros da pele dilatem, retornando, geralmente, ao tamanho normal com a diminuição do inchaço.

Mesmo ocorrendo raramente, infecção e cicatrizes podem acontecer. Alguns indivíduos desenvolvem tecidos de cicatrização em excesso (queloide ou cicatriz hipertrófica) que podem ser tratados com aplicação ou injeção de corticoide para suavizar a cicatriz. Os riscos podem ser reduzidos se o tratamento for feito com um cirurgião plástico qualificado e se as orientações dadas por ele forem corretamente seguidas.

Dermoabrasão

Dermoabrasão

Sinopse

Procedimento: Dermoabrasão.

Indicação: Cicatrizes de acne ou traumas, retirada de tatuagens, manchas cutâneas.

Idade recomendada: Qualquer idade.

Anestesia: Local, local com sedação ou geral.

Duração: 30 minutos.

Cicatriz: Não há incisão na pele.

Recuperação: 1 semana.

Importante: Evitar exposição ao sol até completa recuperação.

Procedimentos Estéticos relacionados:
Peeling
Resurfacing


Perguntas Frequentes

  • Nenhum tratamento remove todas as cicatrizes e imperfeições ou previne o envelhecimento. Antes de decidir se submeter a um tratamento de pele, pense, cuidadosamente, sobre suas expectativas e as discuta com o seu cirurgião plástico. Homens e mulheres de todas as idades, desde jovens a adultos mais velhos, podem se beneficiar do procedimento. Embora pessoas mais velhas se recuperem mais lentamente, os fatores mais importantes são o tipo de pele, a coloração e o histórico médico. Por exemplo, a pele negra, a pele asiática e a pele com tez escura podem descolorir permanentemente e ficar com manchas após o tratamento. As sardas podem desaparecer na área tratada. Ademais, a maioria dos cirurgiões não irá realizar o tratamento durante fases ativas de acne devido ao maior risco de infecção. O mesmo é válido se você já se submeteu a tratamento de radiação, teve queimadura de pele ou fez peeling químico previamente.

  • Se você quer refinar superficialmente a pele do rosto, pode considerar, também, o peeling químico, que é um método alternativo de remoção cirúrgica da camada superficial da pele. Contudo, a dermoabrasão utiliza instrumentos cirúrgicos para remover as camadas da pele afetada, enquanto o peeling químico utiliza uma solução cáustica. A escolha de um procedimento ou de uma combinação de procedimentos será feita de acordo com a pele do paciente. Em geral, o peeling químico é usado mais frequentemente para tratar rugas finas e a dermoabrasão para imperfeições mais profundas tais como cicatrizes de acne. Uma abordagem que não seja química pode, também, ser a melhor opção para pessoas com pele ligeiramente mais escura, especialmente quando se trata de áreas limitadas no rosto, uma vez que a dermoabrasão tem menos probabilidade de produzir alterações extremas e contrastes na cor da pele.

  • É bastante importante que o tratamento seja feito por um cirurgião plástico ou dermatologista qualificado e que tenha experiência com o procedimento. Afinal, a dermoabrasão geralmente envolve a parte mais visível de seu corpo: o rosto. Em sua primeira consulta, discuta suas expectativas com o cirurgião, e não hesite em fazer perguntas ou expressar quaisquer preocupações que possam existir. O cirurgião deve ser igualmente franco com você, explicando os fatores que podem influenciar no procedimento (idade, condição da pele e cirurgias plásticas prévias) e nos resultados. O cirurgião irá discutir seu histórico médico, solicitar exames de rotina e fotografar seu rosto.

    O profissional deve explicar, também, o procedimento em detalhes, junto aos riscos e os benefícios, o período de recuperação e os custos. Seu cirurgião dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, incluindo orientações sobre comer e beber, e a suspensão da aspirina e de demais medicamentos que afetam a coagulação do sangue. Serão dadas, também, orientações especiais sobre o cuidado e o tratamento da sua pele antes da cirurgia. Se você fuma, provavelmente, será solicitado que pare de fumar por uma semana, ou duas, antes e após à cirurgia, pois o cigarro diminui a circulação de sangue na pele e impede a cicatrização. Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe à cirurgia e que ajude nos afazeres rotineiros se necessário.

  • O procedimento deve ser realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.

  • A dermoabrasão pode ser realizada sob anestesia local, adormecendo a área tratada, junto a um sedativo para relaxar. Você permanecerá acordado, no entanto, relaxado e sentirá o mínimo desconforto. Em casos mais severos, o cirurgião pode preferir usar anestesia geral.

  • O procedimento geralmente leva de alguns minutos a uma hora e meia, dependendo da extensão da área de pele envolvida. Não é incomum o procedimento ser executado mais de uma vez, em especial quando a cicatriz é profunda ou grande área de pele está envolvida. Na dermoabrasão, o cirurgião raspa a camada mais superficial da pele com uma escova metálica áspera ou um instrumental contendo partículas de diamante, ligados a um cabo motorizado. A raspagem continua até que o cirurgião alcance o nível mais seguro, deixando as cicatrizes menos visíveis.

  • Logo após o procedimento, a pele fica bastante vermelha e inchada, assim, comer e falar pode ser difícil. Provavelmente, você sentirá um pouco de formigamento, queimação ou dor, que podem ser controlados com medicamentos prescritos pelo cirurgião. O inchaço começará a diminuir dentro de alguns dias a uma semana. Se você se lembrar dos arranhões que teve quando criança, terá uma ideia do que esperar deste tipo de cirurgia. Uma crosta irá se formar sobre a área tratada durante o processo de cicatrização. A crosta irá cair à medida que uma nova camada de pele é formada. O rosto pode coçar à medida que nova pele se forma. O cirurgião pode recomendar uma pomada para aliviar o desconforto, assim como dará orientações detalhadas sobre como cuidar de sua pele após a cirurgia.

    Para os homens, cuidados especiais incluem postergar o barbear e usar um barbeador elétrico ao fazer a barba, pela primeira vez, após a cirurgia. É muito importante que você compreenda e siga as orientações dadas pelo médico. Se você observar que a área tratada tende a piorar e, não a melhorar (se torna cada vez mais vermelha, e com coceira após o início da cicatrização), pode ser um sinal de que cicatrizes anormais estão começando a se formar. Entre em contato com o cirurgião o mais rapidamente possível para que, se necessário, procedimentos adequados sejam realizados.

  • Sua nova pele ficará um pouco inchada, sensível e terá aparência rosada por várias semanas. Durante este tempo, você pode, gradualmente, retomar suas atividades normais. Você poderá retornar ao trabalho dentro de duas semanas. O cirurgião, provavelmente, irá aconselhá-lo a evitar por, pelo menos, duas semanas, qualquer atividade que possa causar colisão com o seu rosto. Esportes mais ativos (especialmente aqueles que envolvem bola) devem ser evitados por quatro a seis semanas. Se você pratica natação, opte por nadar em piscina coberta para evitar sol e vento, e mantenha seu rosto fora de água que contenha cloro por, pelo menos, quatro semanas. Levará, no mínimo, de três a quatro semanas, até que possa ingerir bebida alcoólica e não experiencie vermelhidão no rosto. Sobretudo, é importante que proteja sua pele do sol até que haja pigmentação na pele, o que leva, aproximadamente, de seis a doze meses.

  • Tratamentos de refinamento da pele oferecem grandes melhorias à pele, no entanto, levará certo tempo até que os resultados finais apareçam. O rosado da pele vai demorar cerca de três meses para desaparecer. Enquanto isso, provavelmente, você terá de usar maquiagem antialérgica. Quando a nova pele estiver totalmente repigmentada, a cor deve aproximar-se da pele circundante, tornando o procedimento praticamente indetectável.

Dermoabrasão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.