CIRURGIA PLÁSTICA

Você sabe o que é medicina regenerativa?

Medicina Regenerativa é um novo campo crescente da medicina que é baseado no conceito que médicos podem aparelhar sistemas do próprio corpo para uma autocicatrização ao invés de confiar exclusivamente em drogas ou procedimentos cirúrgicos invasivos.

O campo lida com o processo de engenharia de células humanas, tecidos ou órgãos para substituir, restaurar ou estabelecer função normal. Enquanto a medicina regenerativa predominantemente inclui terapias e aparelhos que usam células-tronco, o termo é também usado para descrever terapias que usam células progenitoras, assim como outros produtos de células tais como o Plasma Rico em Plaquetas.

Enquanto ambos, plasma rico em plaquetas e células progenitoras, são largamente utilizados no ambiente clínico, as células-tronco estão ainda nos ensaios clínicos (pesquisas) e não estão comercialmente disponíveis. O plasma rico em plaquetas é usado para tratar injúrias ortopédicas e doenças articulares degenerativas. Células progenitoras têm sido usadas por muitas décadas em transplante de células-tronco.

Entretanto, as células-tronco são o foco da atenção agora. Contudo, poucas pessoas são alertadas que há diferentes tipos e que elas podem ser derivadas de diferentes fontes de tecidos e com diferente perfil doador.

Fonte: American Society of Plastic Surgeons (ASAPS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.