CIRURGIA PLÁSTICA

Você é uma boa candidata à cirurgia de prótese de mama?

A cirurgia de implante de prótese de mama, ou Mastoplastia de Aumento, é a cirurgia mais realizada por nós e pela maioria dos cirurgiões plásticos do Brasil.

Se você não está contente com o tamanho ou forma de sua mama natural ou tem se tornada insatisfeita com as mesmas após a gravidez, amamentação ou perda de peso, esta cirurgia pode ajuda-la.

Mas será que você realmente é uma boa candidata para inclusão de silicone?

Os principais motivos que levam as mulheres a realizar a cirurgia de aumento de mamas são:

Mamas pequenas;
Mamas assimétricas;
Ptose ou queda das mamas após gravidez e amamentação. Neste caso, além do aumento das mamas é necessário a pexia ou elevação das mamas (mastopexia ou lifting das mamas);
Mudança no tamanho ou forma da mama depois de grande perda ponderal, como após cirurgia bariátrica;
Reconstrução de mama após mastectomia para tratamento de câncer de mama;
Reconstrução de mama devido a deformidades genéticas.

A cirurgia de aumento das mamas com inclusão de silicone pode melhorar em maior ou menor grau estas alterações. Porém é necessária uma avaliação minuciosa antes do procedimento para verificar se a paciente é candidata ao procedimento e se o mesmo é indicado.

Alguns pontos que devem ser analisados antes da cirurgia:

Via de acesso ou região onde será inclusa a prótese: sulco mamário, auréola ou axila.
Pele: tipo de pele, presença de estrias, quantidade de parênquima mamário e quantidade de pele sobrando quando há.
Tamanho da prótese: irá depender de vários fatores desde a expectativa da paciente até, e principalmente, as condições do organismo da mesma. Muitas pacientes não podem colocar o implante que gostariam devido a uma questão anatômica de segurança.
Forma da prótese: dependendo das características da mama da paciente e da forma da futura mama que ela deseja. Podemos utilizar implantes redondos, anatômicos, naturais ou em “gota”, com perfil baixo, moderado, alto ou super alto, prótese em forma de cone dentre várias outras. Hoje existe uma gama enorme de próteses para utilizarmos.
Abaixo ou acima do músculo peitoral: dependerá de aspectos anatômicos da paciente, desejo da paciente, habilidade do cirurgião e história de câncer de mama na família.
Mastoplastia de aumento ou mastopexia: se apenas o aumento do volume das mamas for suficiente para a correção do problema apenas a inclusão da prótese com pequena cicatriz será necessária. Porém se além do aumento da mama for necessário retirar excesso de pele e elevar as mamas, será necessário realizar mastopexia ou lifting de mamas com cicatrizes maiores.

As pacientes consideradas boas candidatas a este tipo de cirurgia são aquelas que têm um perfeito entendimento do procedimento, suas limitações, custos, benefícios e riscos. Expectativas reais e concretas do pré-operatório, do momento cirúrgico que inclui internação hospitalar e cuidados pós-operatórios são também importantes.

Você necessitará programar sua cirurgia e sua vida tanto pessoal como profissional. Mesmo que o retorno às atividades habituais com esta cirurgia seja precoce, alguma limitação temporária de tempo e de função existirá. Será necessário realizar exames pré-operatórios, avaliação cardiológica e, eventualmente, avaliação de um mastologista também.

No pós-operatório, medicações, sutiã cirúrgico e retornos ao cirurgião plástico serão necessários. Estes gastos devem ser inclusos no montante total da cirurgia.

A cirurgia de inclusão de prótese de silicone pode melhorar a forma de suas mamas, porém não irá mudar outros aspectos de sua vida como fazer um relacionamento amoroso melhor. Você deve realizar a cirurgia para você mesma e não para os outros.

A paciente precisa estar com boa saúde, peso adequado e não ser sedentária. Cigarros podem dificultar a cicatrização dentre outros problemas mais sérios. Por isso devem ser evitados antes da cirurgia.

O primeiro passo para verificar se você é uma candidata à cirurgia de aumento das mamas é realizar uma consulta com Cirurgião Plástico Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele avaliará vários aspectos, tanto psicológicos quanto anatômicos, e indicará ou não o procedimento. Com a avaliação você saberá, dentre as várias técnicas cirúrgicas e os tipos de próteses que existem e as melhores opções desta cirurgia.

Boa avaliação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.