TOXINA BOTULÍNICA

Toxina Botulínica

Toxina Botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum usada para corrigir rugas de expressão.

Sobre

As rugas nada mais são que as marcas da expressão facial atuando na pele com o tempo. Os músculos da mímica ou da expressão facial são os responsáveis pelo seu aparecimento. A frequência e intensidade do uso destes músculos variam de uma pessoa para outra. Determinados indivíduos usam muito mais e outras pessoas menos.

O que ocorre ao longo do tempo é que as contrações musculares repetidas hipertrofiam a musculatura e aumentam a tonicidade. Com o aumento da tonicidade o músculo permanece contraído mesmo no repouso. Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanecem um pouco menos marcados, mesmo quando não se está contraindo o músculo.

Com o passar do tempo, e, associado ao envelhecimento, a pele se quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. A ação da luz solar provoca o foto-envelhecimento, diminui a elasticidade e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido na pele da face.

A Toxina Botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum que, quando usada em pequenas doses, pode melhorar os estigmas do envelhecimento facial. A pequena dose do produto usado para fins estéticos pode proporcionar um rejuvenescimento facial.

Ela é usada para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos pés de galinha se beneficiam com o procedimento, além de outras áreas que também podem ser tratadas.

O "lifting de toxina" é uma técnica que eleva o canto das sobrancelhas podendo levar a um bom resultado. Consiste em aplicar o produto no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. Com isso, obtém-se uma paralisia temporária deste músculo hipertônico levando ao desaparecimento das rugas mais leves. As rugas mais profundas e marcadas também podem ser atenuadas. Entretanto, estas ainda permanecerão.

O tratamento de rejuvenescimento facial com o procedimento pode levar a uma melhora da aparência e com naturalidade.

A duração dos efeitos do medicamento é de 4 a 6 meses. O que acontece é que o músculo, em repouso forçado pela ação da toxina botulínica, fica um pouco mais fraco. Quando a ação do músculo volta, leva algum tempo para existir o efeito de musculação com hipertrofia e volta do tônus muscular de antes do tratamento. Isto contribui para o rejuvenescimento facial mesmo sem a ação do produto.

A partir do sexto mês, ocorre o retorno do tônus e da hipertrofia da musculatura. Assim, a toxina botulínica pode ser reaplicada. O movimento muscular volta um pouco antes, ao redor do quarto e quinto mês, mas as rugas só retornam em torno de 6 meses. O retorno do movimento, não significa que o produto deva ser reaplicado. Isto porque a musculatura causadora das rugas ainda se mantém fraca e só deve ser tratada quando recupera o tônus normal. Isto ocorre com 5 a 6 meses, nas primeiras aplicações (para quem inicia o tratamento) e ao redor de 6 a 8 meses, em pacientes que fazem o tratamento regularmente.

Quando acaba o efeito da toxina, a paralisia muscular temporária que ocorreu diminui o hábito de formar rugas. Há um retardo no aparecimento de novas rugas. Por isso, mesmo sem a toxina, permanece um efeito residual benéfico contra as rugas. Com aplicações repetidas no tempo correto existe uma tendência de efeito cada vez mais prolongado.

A toxina botulínica foi testada desde 1984 nos Estados Unidos e é liberado pelo FDA americano. É liberado desde 1992 pelo Ministério da Saúde do Brasil.

A aplicação da toxina dura alguns minutos e pode ser realizada no consultório. O paciente pode retornar às atividades laborativas em curto espaço de tempo, sempre seguindo as orientações do médico.

Recomendamos o filtro solar para proteger a pele como um todo e evitar o envelhecimento.

Se houver alguma equimose (roxo) na pele, deve-se esperar seu desaparecimento para expor a região ao sol.

Pacientes gestantes ou com algum tipo de infecção na pele não devem realizar a aplicação do produto.

A aplicação da toxina botulínica é um procedimento médico e deve ser realizada por profissional qualificado para minimizar os riscos das possíveis complicações.

Toxina Botulínica
Toxina Botulínica
Toxina Botulínica

Sinopse

Procedimento: Aplicação de Toxina Botulínica.

Indicação: Tratamento de rugas dinâmicas e estáticas de face e pescoço. Tratamento de hiperidrose palmar e axilar. Tratamento de hipertrofia do músculo masseter (bruxismo).

Duração: 30 minutos em média.

Recuperação: É possível retornar às atividades de trabalho no mesmo dia dependendo de sua função laborativa.

Importante: Evitar esforços físicos no dia, evitar exposição solar e aplicação de produtos na face.

Cirurgias Plásticas relacionadas:
Bichectomia
Blefaroplastia
Blefaroplastia com Midface Lift
Ritidoplastia

Procedimentos Estéticos relacionados:
Preenchimento Facial
Subcision


Perguntas Frequentes

  • Ela atua bloqueando a placa neuromuscular do local onde foi aplicada. Isto paralisa a musculatura desta região acabando com as rugas dinâmicas.

  • A aplicação da toxina botulínica geralmente é rápida, simples e realizada em alguns minutos no consultório. O paciente já pode voltar ao trabalho após a aplicação.

  • Recomendamos não tomar sol no dia após a aplicação. Em caso de equimose (roxo) após aplicação, aguardar a pele clarear. Não há restrições ao sol durante o tratamento. É aconselhável sempre utilizar filtro solar porque o objetivo é o rejuvenescimento facial.

  • Deve-se evitar atividade física no dia, evitar deitar nas primeiras 4 horas após a aplicação, não esfregar a região e não passar cremes faciais no dia após a aplicação.

  • Geralmente, o efeito começa em 4 horas. Em 7 dias, chega-se a um bom efeito e em 14 dias é quando ocorre o pico de ação que permanecerá por 4 a 6 meses.

  • Existe a necessidade de repetir as aplicações para manter o efeito, mas a longo prazo existe um efeito residual por diminuição da atividade do músculo e controle do hábito de contrair. Por isso, podem ser necessárias doses menores da toxina botulínica para se obter o efeito desejado. Entretanto, isso não ocorre uniformemente para todos pacientes.

  • As melhores idades para a aplicação da toxina botulínica são pacientes jovens que ainda não possuem a pele marcada pela ruga (rugas estáticas). Nos jovens podemos acabar temporariamente com as rugas dinâmicas e prevenir o aparecimento das rugas estáticas. Nos pacientes com as rugas que já marcaram a pele (rugas estáticas), podemos associar outras técnicas tais como laser, preenchimento e peelings para um melhor resultado de rejuvenescimento.

  • Há produtos que a simulam em menor grau, porém têm um resultado inferior. São chamados de Efeito Cinderela.

  • A aplicação é usualmente muito bem tolerada. Pode-se utilizar uma pomada anestésica com 30 minutos de antecedência e, no consultório, colocar gelo local. Isto diminui muito a sensibilidade e sensação de dor.

  • Mais frequentemente ela não apresenta nenhum efeito colateral. O medicamento foi testado desde 1984 nos Estados Unidos e é liberado pelo FDA americano, que é o mais rigoroso controle de medicamentos do mundo. Está liberado desde 1992 pelo Ministério da Saúde do Brasil. A toxina botulínica não pode ser aplicada em mulheres grávidas e amamentando pois não há estudos que comprovem a sua segurança nesses pacientes.

  • Existem várias técnicas para sua aplicação. Utilizamos um conceito de beleza moderna em que a naturalidade é fundamental. Por isso nossos pacientes tendem a permanecer sem rugas e com expressão facial.

  • A maior indicação na estética é tratar as rugas levando ao rejuvenescimento facial. Sempre que provocamos uma contração muscular através das expressões faciais formam-se rugas. Com o tempo estas rugas tendem a ficar mais aparentes e, às vezes, mais marcadas. A melhor indicação é para as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que só aparecem quando realizamos expressão facial. As rugas estáticas também são amenizadas, porém podem não desaparecer por completo. Nestes casos, outros procedimentos são também indicados.

Toxina Botulínica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.