CIRURGIA PLÁSTICADICA

Segredos em Cirurgia Plástica – Parte 2

Segredo número 2: confie em seu cirurgião plástico e em seu protocolo cirúrgico

Você pode se perguntar por que seu cirurgião plástico dá tantas recomendações e instruções, solicita exames e avaliação com outros médicos antes da cirurgia. Você não poderia aparecer apenas para a cirurgia? Não.

Cada recomendação e reavaliação aumenta a segurança de sua cirurgia além de ratificar sua boa condição de saúde para realizar o procedimento. Seguir as orientações pré-operatórias de seu cirurgião é o segredo para minimizar os riscos cirúrgicos.

Duas semanas antes da cirurgia, você será orientado a parar de tomar ácido acetil salicílico (AAS, Aspirina), por exemplo.

Outros medicamentos devem ser informados para verificar a necessidade de manutenção, suspensão ou aumento da dosagem do mesmo.

Deve-se evitar ingerir bebida alcoólica e fumar por pelo menos duas semanas antes da cirurgia. Se possível, o tabagismo deve ser evitado 8 semanas antes da cirurgia e 6 semanas após. Todo tipo de medicamento ou produto natural que você estiver usando deve ser informado ao cirurgião. Muitos destes produtos devem ser evitados antes da cirurgia.

Estas recomendações diminuem riscos de sangramento e distúrbios de coagulação. O tabagismo prejudica a cicatrização, aumento o risco de eventos tromboembólicos e complicações pulmonares. A bebida diminui a imunidade e pode interagir com os medicamentos usados durante e após a anestesia. Seguindo estas recomendações, seu organismo se recuperará mais facilmente da cirurgia.

Além das recomendações do cirurgião plástico, devem-se seguir as orientações do anestesiologista. Geralmente, não se deve comer 8 horas antes da cirurgia e não beber líquidos claros 6 horas antes. Isto é importante para evitar o risco da rara, mas séria, complicação de aspirar o conteúdo do estômago durante a anestesia.

Muitos cirurgiões dão aos seus pacientes estas orientações por escrito já que durante a consulta existe muita informação sendo passada para o paciente.

Um termo de consentimento informado é entregue ao paciente e explicado com detalhes pelo cirurgião.

Faça todas as perguntas e esclareça todas as suas dúvidas durante estas consultas que antecedem a cirurgia.

Tudo isto proporciona segurança ao paciente e também à equipe de cirurgia.

Boa cirurgia plástica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.