CIRURGIA REPARADORA

Saiba quais são as principais causas de melanoma (câncer de pele)

O melanoma é o câncer de pele mais agressivo e mortal da espécie humana. Os principais fatores de risco são os seguintes:

Genética – Determinantes genéticos têm grande papel na patogênese do melanoma. O melanoma conhecidamente tem uma incidência mais alta em família.

Exposição solar – É considerada o fator de risco mais importantes para este câncer de pele.

Traços de pigmentação – As pessoas de olhos azuis, cabelos claros ou ruivos e de tez pálida têm um risco mais alto para melanoma.

Fique atenta(o)

Reação da pele à luz solar – As pessoas que ficam facilmente queimadas pela exposição à luz solar e bronzeiam muito pouco têm um risco aumentado para o melanoma.

Efélides – As sardas são um modelo de pigmentação característica, relacionada a baixa tolerância ao sol e a um risco aumentado de melanoma.

Nevus, pinta ou sinal – O número de nevus, mais do que o seu tamanho, tem sido relacionado a um risco mais alto de melanoma.

Imunossuprimidos – Indivíduos com a imunidade baixa, como por exemplo os receptores de transplante renal e os que tiveram um câncer como linfoma têm um risco aumentado de desenvolver melanoma.

Como se prevenir?

Os sinais de alerta podem ser lembrados através do ABCDE. Nevus ou pintas ou sinais que apresentarem estas características devem ser examinados por um médico especialista:

Assimetria.
Borda irregular.
Coloração variada com o preto, marrom, vermelho, azul ou halos claros.
Diâmetro maior que 6 mm (maior que uma ponta de caneta).
Elevação.

Exposição em excesso ao sol deve ser evitada por todos em todas as idades. Use e abuse de bloqueadores solares.

Mais sobre esse assunto em Tumor de Pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.