CIRURGIA PLÁSTICA

Quando posso realizar atividades físicas esportivas após a rinoplastia?

A Rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas na atualidade. Ela é frequentemente realizada em associação à cirurgia funcional do nariz como, por exemplo, a septoplastia.

Dentre as dúvidas comuns no pós-operatório, está a liberação médica para atividades físicas esportivas após a cirurgia plástica de nariz.

A atividade física aumenta fisiologicamente a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentando o risco de sangramentos. Atividades físicas esportivas sem risco de trauma nasal estão liberadas a partir da terceira semana. Evite, porém, atividades físicas que elevem a frequência cardíaca acima de 100 batimentos cardíacos por minuto. Após o período de 3 semanas, as atividades esportivas sem impacto e sem risco de trauma nasal estão liberadas. Devem ser aumentadas gradativamente.

Esportes com risco de trauma como futebol e lutas corporais devem ser evitados até 2 a 3 meses de pós-operatório. Isto porque as estruturas ósseas, cartilaginosas e a própria pele do nariz ainda estão em fase de cicatrização relativamente recente. Um trauma nesta região pode comprometer seriamente o resultado da cirurgia, inclusive com necessidade de outra cirurgia.

Não é incomum a saída de pequena quantidade de sangue do nariz durante as atividades esportivas ou após assuar o nariz. Apenas mantenha um repouso e observe. Geralmente não há sangramentos. Caso o sangramento persista, você deve comprimir a parte inferior do nariz por aproximadamente 15 minutos e observar. Ligue para o seu médico. Usualmente esta manobra resolve o problema.

Sangramentos nasais (epistaxes) importantes são raros. Nestes casos, vá para o pronto socorro e ligue para seu cirurgião. Pode ser necessário realizar algum tamponamento ou intervenção.