PREENCHIMENTO FACIAL

Preenchimento Facial

Preenchimento Facial é uma técnica utilizada para a correção de sulcos, rugas e depressões cicatriciais. Consiste na injeção de substâncias na derme e/ou no subcutâneo da região deprimida, aumentando seu volume.

Sobre

Preenchedores faciais são substâncias - como o Ácido Hialurônico e a Hidroxiapatita de Cálcio - que podem ser injetadas na derme com o objetivo de aumentar o volume de certas regiões da face, como lábios e bochechas. Outra técnica usada pelos cirurgiões plásticos é a Lipoenxertia (gordura obtida a partir da lipoaspiração do próprio paciente).

Preenchimento Facial

Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico é atualmente considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo e, por isso, tem sido o mais utilizado dos preenchedores. Ele está presente naturalmente em nosso organismo. Ele preenche os espaços que existem entre as células da pele e, assim, proporciona a ela um aspecto firme, liso e elástico.

Com o passar dos anos, naturalmente a pele perde elasticidade e aparecem as rugas de expressão. O Ácido Hialurônicoé indicado para aumento de volume e contorno dos lábios, para preenchimento de rugas, depressões e sulcos nasogeniano e labiogeniano (bigode chinês). Também apresenta uma forma mais fluida para aplicação em rugas finas, como aquelas ao redor dos olhos (pés de galinha) ou dos lábios (rugas dos fumantes ou códigos de barra). É usado também para outros fins como em estética genital, por exemplo. A aplicação é feita pelo cirurgião plástico no consultório.

Com objetivo de amenizar o envelhecimento cutâneo, o Ácido Hialurônico - em sua forma industrializada através de diversas marcas - pode ser utilizado de maneira simples, segura e eficaz para preenchimento de rugas e reposição da perda de volume.

O efeito é muito natural e dura aproximadamente um ano (pode haver variação de indivíduo para indivíduo). O procedimento não requer cortes e não deixa cicatrizes - é realizado com anestesia local e o paciente participa ativamente, diante de um espelho.

Hidroxiapatita de Cálcio

Outro composto de preenchimento facial é a Hidroxiapatita de Cálcio, também componente do próprio organismo. Injetado na pele produz volume e ao mesmo tempo induz o organismo a produzir colágeno, preenchendo e corrigindo sulcos e depressões decorrentes do envelhecimento cutâneo.

A Hidroxiapatita de Cálcio é um produto sintético biocompatível e biodegradável, com aprovação para uso médico pelos órgãos de saúde no Brasil, em vários países da Europa e pelo FDA (Food and Drug Administration, órgão regulador nos Estados Unidos). Não é necessário fazer teste de sensibilidade cutânea antes da aplicação.

A aplicação é feita no próprio consultório do cirurgião plástico após uso de creme anestésico, aplicado 30 minutos antes. O procedimento demora cerca de 30 minutos e em seguida são feitas massagens para melhor distribuição do produto. A dor é mínima, bem suportável, causada apenas pela injeção da agulha. Geralmente é necessária apenas uma aplicação.

A vantagem da Hidroxiapatita de Cálcio é que os resultados são imediatos, podendo ser observados logo após a aplicação e, ao mesmo tempo, o produto induz o seu organismo a produzir seu próprio colágeno. Os resultados melhoram e podem ser observados de forma lenta e gradual, até 6 meses após o tratamento. É o preenchimento ideal para quem busca resultados imediatos e também em longo prazo. Você poderá acompanhar o resultado através da documentação fotográfica realizada durante o tratamento.

Para sua segurança, a Hidroxiapatita de Cálcio não é um preenchedor definitivo ou permanente. Os resultados duram em média dois anos.

Após aplicação, ao chegar em casa, recomenda-se compressas de gelo nos locais das aplicações para diminuir a chance de edema (pequeno inchaço) que ocorrem muito raramente. O cuidado mais importante é massagear a área de aplicação, duas vezes ao dia, durante uma semana após o procedimento para distribuir uniformemente o produto e para que o resultado fique com aspecto natural. O uso de creme pode ajudar na massagem.

Não é necessário evitar exercícios físicos. Alguns dias após as aplicações poderão eventualmente ocorrer alguns nódulos, transitórios e que serão notados apenas à palpação, não sendo visíveis. Estes nódulos podem e devem ser massageados para que ocorra seu desaparecimento.

Preenchimento Facial

Enxerto de Gordura / Lipoenxertia Facial

O Enxerto de Gordura Facial - também conhecida como Lipoescultura Facial - é outra técnica consagrada que pode dar volume e contorno à face e tem a vantagem de ser proveniente da própria pessoa, ou seja, menos sujeita a reações imunológicas.

Este procedimento necessita de ambiente hospitalar e alguns cuidados para a obtenção do material a ser injetado. Ideal para aquelas que desejam livrar-se de gorduras extras em áreas localizadas e vão se submeter a uma lipoaspiração. A gordura retirada é então aproveitada para o preenchimento cutâneo. Uma parte da gordura injetada é reabsorvida, porém boa parte dela permanece definitivamente no local.

Preenchimento Facial

Sinopse

Procedimento: Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico, Hidroxiapatita de Cálcio, Enxerto de Gordura / Lipoenxertia Facial.

Indicação: Preenchimento de rugas, depressões, sulcos e aumento do volume dos lábios.

Anestesia: Local ou sem necessidade de anestesia dependendo da área.

Duração: 30 minutos.

Cicatriz: Não há.

Recuperação: Imediata.

Importante: Evitar Ácido Acetilsalicílico (AAS) uma semana antes do procedimento.

Cirurgias Plásticas relacionadas:
Bichectomia
Blefaroplastia
Blefaroplastia com Midface Lift
Enxerto de Gordura Facial
Ritidoplastia

Procedimentos Estéticos relacionados:
Subcision
Toxina Botulínica


Perguntas Frequentes

  • Consiste no preenchimento de determinadas áreas do rosto para corrigir pequenas imperfeições. Ele é o método de escolha para preenchimento de lábio, sulcos nasogeniano e sulcos em testa.

  • De 15 a 40 minutos.

  • Não. O preenchimento pode ser realizado em pessoas de qualquer idade.

  • Não. Porém o paciente pode sentir um pequeno desconforto no momento da aplicação, e devido as substâncias utilizadas, é normal que o local da aplicação fique um pouco inchado por cerca de 3 dias.

  • Pode ser aplicado em praticamente todas as regiões do corpo e mãos. Os locais mais habituais de preenchimento são os lábios, sulco nasogeniano, maçã do rosto e linhas de expressão.

  • São implantes na forma de gel, aplicados em rugas, sulcos ou vincos. Possuem efeito expansor na pele, apresentando efeito de preenchimento imediato. O paciente vê na hora o resultado do preenchimento.

Preenchimento Facial

2 thoughts on “PREENCHIMENTO FACIAL

    1. Olá Andrielly!
      Primeiramente gostaria de agradecer a sua pergunta.
      O preenchimento facial é um procedimento médico e, por isso, deve ser feito em local adequado com os requisitos mínimos de segurança.
      Portanto, não pode ser realizado em casa e sim em um local apropriado e com um profissional capacitado.
      Sugiro procurar sempre um cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
      Cordialmente,
      Dr. André Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.