PEELING

Peeling

Peeling é um procedimento minimamente invasivo que tem o objetivo de rejuvenescer, retirar manchas e melhorar a qualidade da pele.

Sobre

O Peeling é um tratamento estético feito com a aplicação de ácidos sobre a pele para retirar as camadas da pele danificadas para provocar o crescimento de novas. A técnica, principalmente utilizada no rosto para remover manchas, marcas de acne e cicatrizes, pode ser também aplicada nas mãos e pescoço.

Este tratamento, que já foi largamente utilizada pelos cirurgiões plásticos em décadas anteriores, passou por um período de baixa procura. Atualmente, tem sido bastante procurada pelo fato de novos procedimentos terem sido introduzidos (utilizando-se substâncias químicas, recursos instrumentais como dermoabrasores, raios laser, radiofrequência, etc.).

Vários fatores deverão ser levados em consideração no exame inicial da(o) paciente:

Irregularidade da pele e sua causa como sequela de espinhas, varíola, cicatrizes leves, microssulcos, etc.
Tipo étnico da(o) paciente, ou seja, as pessoas de pele morena são mais propícias às complicações tipo manchas. Daí, a menor incidência de sua indicação em países tropicais (Brasil, etc.).
Tipo de atividade profissional da(o) paciente.
Presença de fatores locais que contraindiquem o ato (barba irritável, espinhas ativas, irregularidade na superfície cutânea muito acentuada, presença de discromias em outras áreas, cicatrizes inestéticas, etc.).
Motivação do (a) paciente.

Além do Peeling, outros tratamentos minimamente invasivos podem ser utilizados no rejuvenescimento da pele como a Dermoabrasão (raspagem cirúrgica) e o Resurfacing (laser, luz, energia), entre outros métodos não abrasivos. Eles poderão ser indicados em 1 ou mais sessões. Recomenda-se certo intervalo entre uma e outra, dependendo das características da pele, assim como a técnica empregada.

O Peeling poderá ser realizado com anestesia local ou geral ou mesmo com sedação.

Durante as primeiras fases (período de eritema) é proibida a exposição ao sol, a fim de se evitar o aparecimento de manchas na pele. Esta conduta poderá ser feita simultaneamente em áreas específicas (perioral, pés de galinha, microssulcos periorais, ou na face total).

Os resultados do Peeling começam a aparecer a partir da segunda sessão de tratamento. Usar creme hidratante e filtro solar logo após as aplicações (e sempre também), pois a pele fica mais sensível.

Tratando-se de conduta que exige o esclarecimento de detalhes sobre o resultado a ser oferecido, normalmente solicita-se das(os) pacientes que exponham todas suas dúvidas durante a primeira consulta.

A relatividade do resultado deverá ser assumida, para fins de decisão da intervenção, pela(o) própria(o) paciente, junto ao seu cirurgião plástico.

Peeling

Cirurgias Plásticas relacionadas:
Bichectomia
Ritidoplastia

Procedimentos Estéticos relacionados:
Dermoabrasão
Resurfacing
Subcision

Peeling

Perguntas Frequentes

  • É o uso de uma solução aplicada na pele para renovar células mortas e promover a produção de novas. Compacta a pele, reduz o número de rugas e rejuvenesce. Todos os dias, milhares de células da pele morrem, descamam e são substituídas por novas. Com o envelhecimento, esse processo torna-se mais lento, dificultando para a ele renovar manchas escuras ou corrigir o dano causado pelo sol. A função de um peeling químico é criar uma descamação controlada de várias camadas de células danificadas.

  • Dependendo de suas futuras atividades o resultado pode ser muito longo. Um programa de proteção solar, não fumar, hidratação adequada e às vezes, o uso de ácido retinóico prolongam bastante os benefícios de um peeling químico. Entretanto, você e sua pele continuarão a sofrer a ação do tempo.

  • As diferentes formas de peeling podem beneficiar quase todos os tipos de pele, mas o seguinte guia pode ajudar:
    Tipo I - Sem rugas, tipicamente com menos de 35 anos, necessita pouca maquiagem.
    Tipo II - Rugas apenas aparecem quando há movimentação na face (por exemplo, ao sorrir), tipicamente entre 25/35 anos, cor amarelada e com sinais de dano solar precoce.
    Tipo III - Rugas mesmo com a face em repouso, especialmente ao redor dos olhos, boca e testa, idade entre 30/65 anos, descoloração, e aparecimento de pequenos vasos sanguíneos.
    Tipo IV - Severo envelhecimento, com muitas e profundas rugas.
    Os pacientes com peles tipo II e III são os que mais se beneficiam dos peelings médio e superficial.

  • A maioria das pessoas necessita de 5/7 dias para recuperação do peeling de média profundidade. Durante esse tempo, não há dor, mas a pele mostra aparência de severa queimadura solar. Por esse motivo, a maioria dos pacientes permanece em casa. Como a pele fica sensível à luz por várias semanas, é muito importante afastar-se de exposição solar forte, usar filtro solar e adotar outras medidas de proteção.

  • O procedimento é realizado em consultório sem necessidade de internação. Assim que a medicação é aplicada, durante 5 a 7 minutos acontece sensação de ardência e queimação, que desaparece sem necessidade de sedação ou anestesia.

  • Existem vários tipos de agentes esfoliativos, e em variadas concentrações, que podem ser usados. Apesar de um peeling normalmente ser suficiente para melhorar a aparência de sua pele, alguns problemas são mais profundos que outros. Você pode necessitar de concentrações mais potentes, ou mais de um peeling para atingir os melhores resultados.

  • Quando um agente esfoliativo é aplicado na pele, as camadas superiores renascem e, após alguns dias, descamam. Isto expõe uma camada nova, com uma textura mais lisa e coloração mais uniforme. Somado a isso, a esfoliação estimula o crescimento de novas células, esticando a pele, diminuindo as rugas. Portanto, pode efetivamente melhorar a textura da pele, eliminar sardas e manchas irregulares, dano solar (incluindo lesões pré-cancerosas, rugas finas) e diminuir cicatrizes de acne.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.