OTOPLASTIA

Otoplastia

Otoplastia é uma cirurgia plástica estética destinada à correção de defeitos estéticos (orelha de abano) ou malformações do pavilhão da orelha.

Sobre

A Otoplastia consiste em uma intervenção cirúrgica que permite a correção de orelhas proeminentes ou de abano. Orelha de abano é aquela que se projeta excessivamente do crânio. Alguns casos são muito evidentes, mas outros dependem da avaliação subjetiva de cada um. Devemos levar em conta o contexto estético da face e do crânio, que alteram nossa percepção.

Ocorre em 2 a 5% das pessoas. É mais frequente em ambas as orelhas, mas em alguns casos afeta apenas uma delas. A intervenção cirúrgica em geral é efetuada a partir de 5 a 6 anos de idade quando as orelhas atingiram um crescimento quase completo.

A técnica cirúrgica depende da deformidade apresentada. O objetivo é criar um ângulo entre a orelha e a cabeça mais fechado através da remodelação da cartilagem.

A intervenção cirúrgica pode ser feita com anestesia local ou geral. Usualmente, a Otoplastia é pouco dolorosa e a maioria dos pacientes apenas requerem analgésicos simples. Durante o primeiro mês após a cirurgia é necessário utilizar-se uma banda de compressão (faixa de tenista). Dependendo da deformidade a corrigir este tempo pode ser mais reduzido.

A estabilidade emocional é o fator primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética. No caso de crianças deve existir um apoio psicológico extra para que haja um bom resultado final. O procedimento dura em torno de 1 hora e a(o) paciente pode ter alta no mesmo dia. As incisões são efetuadas na parte posterior da orelha deixando as cicatrizes escondidas.

A maioria das(os) pacientes está em condições de voltar à escola ou ao trabalho dentro de 5 dias, mas é aconselhado a evitar exercício excessivo durante três semanas.

Otoplastia

Pré-Operatório

Recomendamos às(aos) pacientes nos avisar - até a véspera da operação -, em caso de gripe, indisposição ou infecções.

Pontualidade ajuda até evitar stress; portanto, procure obedecer ao horário estabelecido quando se internar no hospital ou clínica indicada na Guia de Internação para a cirurgia.

Manter-se em jejum por um período de 8 horas antes do procedimento.

Lavar os cabelos na véspera. Se tiver cabelos compridos, não deverão ser cortados e sim mantidos até um período após à cirurgia. Isto ajuda a disfarçar o curativo, nos primeiros dias.

Otoplastia

Pós-Operatório

Deve-se seguir corretamente o pós-operatório para garantir o sucesso da cirurgia. Portanto, obedeça às instruções que são dadas por ocasião da alta hospitalar.

Evitar sol, friagem, vento e traumatismos locais por um período de 10 dias.

Alimentação normal (salvo casos específicos que receberão a devida orientação) a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas).

Voltar ao consultório para curativos subsequentes e controle pós-operatório nos dias e horários estipulados.

Poderá retornar às atividades escolares, profissionais, 4 a 5 dias após a cirurgia.

Sinopse

Procedimento: Otoplastia, Orelha de Abano.

Indicação: Correção de orelhas proeminentes (de abano).

Idade recomendada: A partir 5 a 6 anos.

Anestesia: Local com sedação ou geral.

Duração: Em média, 90 minutos. Alta no mesmo dia. Sempre em centro cirúrgico.

Cicatriz: Escondida no sulco posterior da orelha.

Recuperação: Retorno às atividades com 5 dias. Atividade física após 6 semanas.

Importante: Utilizar a faixa pós-operatória por um mês.

Cirurgia Reconstrutora relacionada:
Reconstrução da Orelha

Otoplastia

Otoplastia

Perguntas Frequentes

  • Desde que devidamente conduzida a cirurgia, o resultado será definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria poderá ocorrer, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta.

  • Após a retirada do curativo já teremos em torno de 80 % do resultado almejado. Após 12 semanas, o resultado será praticamente definitivo.

  • Geralmente utilizamos fios de sutura absorvíveis, ou seja, que não necessitam ser retirados. O próprio organismo absorve-os. Quando utilizamos pontos inabsorvíveis, podem ser retirados com 1 a 2 semanas.

  • Utiliza-se um curativo com algodão e atadura semelhante a um capacete por um dia. Faz-se a proteção da cicatriz com curativos pequenos e utiliza-se faixa tipo as usada em quem pratica “ballet” ou “tênis” por 4 semanas. Pode-se proteger a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros dias, com uma espécie de touca, a fim de evitar traumatismos locais.

  • Certo incômodo poderá ocorrer no pós-operatório. Quando houver esta intercorrência, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.

  • Como as demais cirurgias plásticas, o perigo não é maior ou menor que aquele de se viajar de automóvel, avião ou mesmo o simples atravessar de uma rua. São riscos do cotidiano os quais estamos acostumados a enfrentar.

  • Geralmente em torno de 60 a 90 minutos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico informará quanto ao tempo total.

  • Meio período a 1 dia, dependendo do tipo de anestesia e idade da(o) paciente.

  • Crianças: anestesia geral. Adultos: anestesia local com ou sem sedação (a critério).

  • Nem sempre. Como toda cicatrização está sujeita a evoluir patologicamente, uma pequena porcentagem da população pode evoluir com cicatriz quelóide.

  • Como toda cirurgia, haverá cicatriz. Porém, a cicatriz desta cirurgia fica muito camuflada, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado junto ao crânio. Isso torna a cicatriz da orelha de abano praticamente imperceptível. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar praticamente inaparente, mesmo em algumas técnicas que utilizam pequenas incisões na face anterior.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.