CIRURGIA PLÁSTICADICA

O que devo saber antes de realizar minha cirurgia plástica?

A cirurgia plástica, hoje, tornou-se um procedimento largamente realizado no Brasil. O país ocupa lugar de destaque no cenário mundial, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Fazer um bom pré e pós-operatório é tão importante quanto a cirurgia em si.

Após eleger seu cirurgião plástico com critérios, veja alguns pontos importantes antes de realizar o procedimento:

01 | Antes da cirurgia, procure tirar todas as dúvidas com seu médico. Anote em um papel todo questionamento que surgir e certifique-se de não ir para a sala de cirurgia insegura com relação às respostas.

02 | Não fume. Aliás, fumantes têm entre 12% e 20% mais chances de enfrentar adversidades com a cirurgia plástica, como má cicatrização e necrose das extremidades da pele deslocada durante a cirurgia. Se possível, pare de fumar dois meses antes da cirurgia e nunca mais volte ao vício. Os fumantes aparentam alguns anos a mais e vivem menos.

03 | Evite medicamentos que foram suspensos pelo cirurgião plástico ou pelo anestesiologista. Mesmo o uso de medicamentos “naturais”, plantas medicinais ou chás devem ser comunicados à equipe antes da cirurgia.

04 | Anticoncepcionais orais geralmente são suspensos 4 semanas antes da cirurgia. Pergunte ao seu médico se este é o seu caso. Não se esqueça de usar outro método anticoncepcional como os preservativos.

05 | Perca peso antes da cirurgia. Quem opta pela lipoaspiração acreditando ser uma alternativa ao regime alimentar se engana. O ideal é seguir orientações para perder peso e entrar em forma com exercícios específicos alguns meses antes de marcar a cirurgia.

06 | Revele ao médico todos os medicamentos e suplementos que usa, incluindo as vitaminas. Substâncias como Ginko Biloba, alho, suplemento hormonal, aloe vera, efedrina e ginseng, por exemplo, devem ser suspensos com antecedência para evitar interocorrências.

07 | Pense em seu conforto antes do dia da cirurgia. Dormir com o abdome para cima é a melhor posição para a maior parte das cirurgias. Mas há alguns tipos de travesseiro e de apoio que podem ser recomendados pelo médico para maior conforto.

08 | Certifique-se de que o medicamento utilizado para controlar as dores é ideal para você. Caso sua sensibilidade seja maior e você saiba de antemão que o remédio prescrito não traz o alívio necessário, peça a seu médico para receitar outro medicamento.

09 | Alimente-se com moderação no dia que antecede a cirurgia e nos dias do pós-operatório. Prefira pratos leves, de fácil digestão.

10 | No pós-operatório, procure se cercar apenas de quem proporciona tranquilidade e o repouso necessário. Dê um jeito de adiar aquelas visitas que exigem demais de você. Viajar é uma boa saída para quem pode.

11 | Planeje sua cirurgia com bastante antecedência. Não deixe para a véspera de Natal ou Réveillon, cada paciente tem seu tempo certo de recuperação.

12 | Planeje o que vai usar ou vestir após a cirurgia. As plásticas faciais, por exemplo, podem pedir o uso de uma echarpe ou ainda um chapéu. Já as cirurgias corporais pedem roupas largas e confortáveis nos primeiros dias.

13 | Tenha sempre em mãos o número de telefone do seu médico. Em casos de dúvida, não pense duas vezes em ligar para ele.

14 | Busque orientações sobre o uso de protetor solar e mantenha suas mãos bem longe dos pontos e curativos.

15 | Não dê ouvidos às histórias de horror contadas pelos amigos. Afinal de contas, todo mundo conhece algum caso que não deu certo.

Um comentário sobre “O que devo saber antes de realizar minha cirurgia plástica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.