NINFOPLASTIA

Ninfoplastia, Cirurgia Plástica da Intimidade

A Ninfoplastia é uma cirurgia plástica estética que tem como objetivo corrigir a hipertrofia dos pequenos lábios da vulva em mulheres.

Sobre

São várias as alterações da região genital da mulher que trazem insatisfação estética e sexual. O número de mulheres que procuram o cirurgião plástico para cuidar também de sua região genital vem aumentando progressivamente. Algumas alterações podem, inclusive, prejudicar a atividade sexual saudável à medida que a mulher sente-se constrangida com o marido ou namorado.

Quando os pequenos lábios vaginais estão hipertrofiados, ou seja, são maiores do que deveriam ser, chegando até a ultrapassar os grandes lábios, acabam prejudicando não só a autoestima da mulher, mas sua performance sexual. Por tornarem-se redundantes, prejudicam a aparência das demais partes e podem até obstruir o introito vaginal prejudicando a relação sexual. Muitas mulheres evitam despir-se em ambientes coletivos como vestiários. Situação incômoda que pode ser resolvida com a chamada Cirurgia Plástica da Intimidade ou Ninfoplastia. Através de anestesia local e sedação retira-se o excesso de mucosa vaginal diminuindo o volume e espessura. A paciente tem alta no mesmo dia. Deve-se permanecer em abstinência sexual por 1 mês.

Há casos de hipertrofia também nos grandes lábios. Se a paciente se sente desconfortável, ela pode recorrer à cirurgia para redução se estiverem volumosos. Quando estiverem murchos ou flácidos, pode preenchê-los com gordura através da lipoescultura. O procedimento produz um rejuvenescimento da genitália e propicia harmonia local. Abstinência sexual deve ser feita por 1 mês.

Quando a região pubiana encontra-se volumosa pelo excesso de gordura - conhecida como Monte de Vênus -, a estética da região pode ficar prejudicada. Roupas baixas e biquíni deixam a região mais aparente e muitas mulheres evitam usá-las. A cirurgia íntima do púbis consiste em realizar uma lipoaspiração local. O procedimento geralmente é realizado com anestesia local e sedação e a paciente tem alta no mesmo dia. Dura em média 30 minutos. Deve-se evitar no local até as equimoses (roxidão) desaparecer. Não há necessidade de abstinência sexual.

Ninfoplastia, Cirurgia Plástica da Intimidade

Ninfoplastia, Cirurgia Plástica da Intimidade

Sinopse

Procedimento: Ninfoplastia, Cirurgia Plástica da Intimidade.

Indicação: Corrigir hipertrofia e excesso de gordura na área externa da vulva.

Idade recomendada: A partir dos 18 anos.

Anestesia: Local ou local com sedação.

Duração: 30 a 60 minutos. Pode ter alta no mesmo dia do procedimento a critério do cirurgião plástico e/ou do anestesiologista.

Recomendações: Abstinência sexual por 1 mês, no caso de hipertrofia dos pequenos e grandes lábios, tempo necessário para a recuperação.

Cicatriz: Discreta.

Cirurgia Plástica relacionada:
Himenoplastia

Cirurgia Pós-Bariátrica relacionada:
Puboplastia


Perguntas Frequentes

  • Nos casos em que o púbis se encontra volumoso por excesso de gordura e a paciente se sente constrangida pela situação, o procedimento tem uma boa indicação.

  • Está indicada para pacientes que apresentam flacidez ou excesso dos grandes lábios vaginais.

  • Ninfoplastia é a cirurgia plástica para correção dos pequenos lábios vaginais. Nas pacientes que apresentam distorções nos pequenos lábios como assimetria ou excessos o procedimento está indicado.

  • A partir dos 18 anos. A possibilidade da cirurgia para casos específicos de pacientes menores de idade que atingiram a maturidade sexual pode ser verificada. Cirurgias reparadoras podem ser indicadas para pacientes menores de idade. A paciente precisa ter maturidade sexual e entender bem o procedimento. Cirurgia íntima para menores são a exceção.

  • Não há problema em realizar o tratamento dos grandes e pequenos lábios simultaneamente. Podemos, ainda, tratar outras regiões íntimas da mulher como a região pubiana, conhecida como Monte de Vênus. Frequentemente realizamos esta cirurgia em associação com outras cirurgias plásticas como a lipoaspiração ou abdominoplastia.

  • Quando não houver mais dor local. Geralmente, em poucos dias.

  • Após 1 mês da cirurgia.

  • Após 1 mês da cirurgia.

  • Com 1 mês pode realizar atividades menos intensas. Com 2 meses está liberada para qualquer atividade.

  • Com seis semanas temos aproximadamente 70% do resultado. Entretanto, o resultado definitivo se dá com pelo menos 6 meses.

  • O local da cirurgia geralmente tem diminuição da sensibilidade transitória como em qualquer cirurgia. Entretanto, a sensibilidade sexual não é alterada, pois não se manipula em nenhum momento o clitóris.

  • Geralmente algumas horas. O paciente pode ter alta no mesmo dia.

  • Não, só poderá ser considerado resultado definitivo após seis meses.

  • Isso não é necessário, pois os pontos da cirurgia são absorvíveis.

  • Cerca de 30 minutos.

  • Local com sedação ou peridural.

  • Normalmente, as evoluções das cirurgias estéticas são indolores, mas existe tal possibilidade. Portanto, o cirurgião plástico poderá indicar algum medicamento para a dor.

  • Sim, entretanto é indicado que a paciente aguarde de 6 a 12 meses.

Ninfoplastia, Cirurgia Plástica da Intimidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.