LIPOESCULTURA

Lipoescultura

Lipoescultura ou Lipoenxertia é uma técnica cirúrgica empregada para moldar determinada região do corpo através da injeção de gordura retirada da própria paciente.

Sobre

A cirurgia plástica estética Lipoescultura ou Lipoenxertia - que transfere gordura da paciente para outras partes do próprio corpo - é realizada após a Lipoaspiração. Retira-se a gordura onde está em excesso e transfere-a para os locais em que se deseja aumentar volume. É indicada para pacientes que desejam aumento das nádegas (glúteos), preenchimento de depressões de celulite, marcas de vacina, sulcos (depressões) da face ou de cicatrizes. Com essa técnica, o cirurgião pode conseguir um resultado mais harmonioso do contorno corporal.

A cirurgia é realizada com anestesia local, local mais sedação, peridural ou geral. O tempo de permanência hospitalar é semelhante ao da Lipoaspiração e geralmente a paciente tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte. Retira-se o excesso de gordura localizada através de cânulas de lipossucção conectadas a seringas especiais. Esta gordura é decantada pela gravidade ou por centrífuga especial. Após, ela é injetada nas regiões receptoras, como a região das nádegas (glútea), coxas, tórax, sulcos da face ou outras regiões.

O pós-operatório da Lipoescultura é semelhante ao da Lipoaspiração. Não é preciso nenhum curativo para apertar a área que recebeu o enxerto de gordura. Os pontos são retirados entre 5 e 7 dias. Geralmente há inchaço (edema) que a partir de 72 horas começa a diminuir progressivamente. Manchas roxas (equimoses) são frequentes, mas resolvem sozinhas entre 10 a 21 dias, na maioria dos casos. É preciso evitar sol até que estas manchas roxas (equimoses) desapareçam.

Após o primeiro mês da cirurgia, a(o) paciente apresenta notável melhora do edema. Observa-se um endurecimento na área operada, decorrente da cicatrização interna. Este endurecimento melhora progressivamente durante o segundo e terceiro meses, época em que ocorre uma maior retração da pele. Uma cinta elástica deve ser usada entre seis e oito semanas.

Está indicada drenagem linfática a partir do segundo ou terceiro dia pós-operatório. Isto acelera a recuperação e reduz o inchaço e o endurecimento. Dentre as complicações possíveis, mas pouco comuns, podem ser citadas: acúmulo de líquido (seroma) e a dor no local da cirurgia. Entre as complicações raras estão: acúmulo de sangue (hematoma), infecção, tromboses venosas (utilizamos massageador pneumático antitrombose em todas as cirurgias para prevenção), perfurações de órgãos pela cânula e problemas anestésicos.

Entretanto, quando a indicação da cirurgia é precisa, a técnica cirúrgica é bem executada, dentro de um centro cirúrgico adequado e os cuidados pré e pós-operatórios são seguidos corretamente, essas complicações são muito raras.

O resultado definitivo da Lipoescultura se dá após seis meses, quando todo o inchaço (edema) das áreas que sofreram lipossucção e lipoenxertia é absorvido. A flacidez da pele pode levar até um ano para apresentar sua retração máxima.

Lipoescultura

Lipoescultura

Sinopse

Procedimento: Lipoescultura, Lipoenxertia.

Indicação: Aumentar volume de região corporal através da própria gordura.

Anestesia: Local com sedação, peridural ou geral.

Duração: Em média, 2 horas. Geralmente, alta no mesmo dia. Sempre em centro cirúrgico.

Cicatriz: Pequenas e escondidas sob a roupa íntima.

Recuperação: 10 dias.

Recomendações: Cinta compressiva e drenagem linfática são fundamentais.

Importante: Evitar exposição ao sol nas primeiras semanas.

Cirurgias Plásticas relacionadas:
Gluteoplastia
Lipoaspiração

Procedimento Estético relacionado:
Subcision


Perguntas Frequentes

  • Pode-se utilizar local, local com sedação, peridural ou geral. Depende do tamanho da lipoaspiração.

  • A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda retirada de no máximo 7% do peso corporal. Entretanto, é bom enfatizar que o objetivo da lipo não é o emagrecimento.

  • Pode-se realizar lipoaspiração de qualquer parte do corpo onde haja excesso de gordura. Exceção são a face, as articulações e as regiões abaixo dos joelhos. As regiões mais comuns são o abdome, o dorso e os flancos.

  • Se a pessoa realizou um procedimento leve, em poucos locais, o processo de recuperação costuma ser bastante tranquilo. Nos dez primeiros dias, o paciente deve evitar praticar exercícios físicos pesados, como levantar peso ou fazer longas caminhadas. É importante ainda observar o aparecimento de manchas roxas. Caso diagnosticadas, o paciente deve evitar tomar sol até que elas desapareçam. Além disso, devem-se usar malhas de compressão, para evitar um edema, além de sessões de drenagem linfática, para amenizar o inchaço.

  • As complicações mais comuns são seroma excessivo (acúmulo de líquido), hematoma, irregularidades e assimetrias. Complicações sérias que colocam a vida em risco são raras, mas existem.

  • O paciente deve ser submetido a todos os exames que são obrigatórios antes de qualquer outro tipo de cirurgia. É imprescindível a realização de uma boa avaliação clínica. É com ela que o médico diagnosticará quais são as necessidades específicas de cada pessoa. Numa pessoa idosa, por exemplo, a atenção pode ser voltada para problemas relacionados ao coração.

  • As principais contraindicações referem-se a casos de pacientes que tenham excesso exagerado de peso ou muita flacidez de pele. Se a pessoa não apresenta condições clínicas adequadas - quando tem hipertensão, alergia severa ou arritmia, por exemplo - o procedimento também é desaconselhado.

  • Na lipoaspiração, apenas retira-se a gordura de um determinado local do corpo. Na lipoescultura, o médico usa a mesma gordura retirada na lipoaspiração e a enxerta em outro lugar que o paciente desejar remodelar ou preencher outras partes do organismo melhorando forma e contorno assim como depressões?

    Esta escolha é livre. Seu manequim e seu gosto dirão!

Lipoescultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.