HIMENOPLASTIA

Himenoplastia

A Himenoplastia é uma cirurgia plástica estética que tem como objetivo a reconstrução do hímen após seu seccionamento ou rompimento.

Sobre

Na grande maioria das virgens, a abertura da vagina no vestíbulo é parcialmente obstruída por uma prega denominada hímen. Tem tamanho e forma variáveis, porém é, frequentemente, do tipo anular (formato de anel).

Se o hímen apresenta uma abertura em forma de peneira, é do tipo cribiforme. Tem também o septado que apresenta uma pele no meio do furo. O complacente tem muita elasticidade e, normalmente, rompe-se no primeiro parto normal. Às vezes, quando é do tipo imperfurado - que chega a barrar o fluxo menstrual - deve ser retirado através de intervenção cirúrgica.

Além do ato sexual, o hímen pode se romper devido a acidentes, atividades esportivas, uso de absorventes íntimos, entre outros. Após ter sido seccionado ou rompido, pequenos fragmentos arredondados permanecem no local de sua borda inserida. Estes são denominados carúnculas himeniais.

A cirurgia de Himenoplastia consiste em reavivar as carúnculas himeniais e suturá-las refazendo o aspecto de hímen natural não rompido.

Muitas mulheres por motivos culturais, religiosos ou pessoais desejam a reconstrução do hímen que é símbolo de virgindade.

A cirurgia pode ser realizada com anestesia local e sedação e a paciente usualmente tem alto no mesmo dia. Pode retornar suas atividades profissionais em poucos dias.

Himenoplastia

Himenoplastia

Sinopse

Procedimento: Himenoplastia, Reconstrução do Hímen.

Indicação: Reconstruir o hímen de pacientes de desejam este tipo de reparação.

Idade recomendada: A partir dos 18 anos.

Anestesia: Local com sedação ou bloqueio.

Duração: 30 a 40 minutos. Pode ter alta no mesmo dia do procedimento a critério do cirurgião plástico e/ou do anestesiologista.

Cicatriz: Usualmente, visualizada apenas por médicos peritos.

Cirurgia Plástica relacionada:
Ninfoplastia

Cirurgia Pós-Bariátrica relacionada:
Puboplastia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.