FRATURA DE NARIZ

Fratura de Nariz

Redução de Fratura de Nariz é uma cirurgia plástica estética que tem como objetivo o alinhamento das estruturas nasais danificadas.

Sobre

Fratura de Nariz ou Nariz Quebrado tem como definição como a fratura dos ossos nasais. Esta lesão responde por quase metade de todas as fraturas da face. Este fato é compreensível, principalmente por causa de sua localização e sua anatomia.

Localizado em região central da face, o nariz faz proeminência na região anterior da cabeça. Por isso, fica frequentemente exposto aos traumas desta região. Além disso, o nariz é constituído de partes moles (pele, músculos e cartilagens) e ossos delicados. Estes quebram com mais facilidade que os outros ossos da face.

As principais causas de Fratura de Nariz são as agressões, os acidentes, a prática de atividades esportivas e as quedas. Nas crianças, as quedas são as principais causas.

A história de trauma de face e, principalmente, no nariz deve levantar a suspeita de fratura nasal.

Fratura de Nariz

Perguntas Frequentes

  • Nessas condições, o nariz está torto ou deformado com inchaço (edema) e manchas roxas (equimose). A equimose poderá afetar a região dos olhos também. Poderá, também, ocorrer sangramento nasal (epistaxe), sentir tensão e/ou crepitar ao apalpar, dor / dificuldade para respirar, entre outras anormalidades na região do nariz quando associado ao trauma local.

  • Procure um serviço de urgência para uma avaliação inicial. O médico emergencista realizará um exame completo do paciente inclusive da cabeça, pescoço e face. Às vezes, o paciente pode ter lesões que são, inicialmente, mais importantes que o trauma de face. O diagnóstico da fratura de nariz pode ser realizado com exame minucioso do nariz externamente e internamente utilizando instrumentos específicos, radiografia de face, tomografia de face (considerado o melhor exame de imagem para este diagnóstico) e nasofibroscopia.

  • Avise seu médico imediatamente quando há sangramento (epistaxe) no nariz, volumoso ou não, que não para faz 5 minutos. Avisá-lo, também, se tiver líquido claro drenando do nariz e/ou outras lesões da face (ferimento cortante) ou corpo. Outros sinais de alerta estão relacionados com a impossibilidade ou dificuldade de respirar pelo nariz, perda da consciência, vômitos repetidos, dor de cabeça forte ou no pescoço que não melhora, diminuição ou alteração da visão, confusão mental e fraqueza nos braços ou nas pernas.

  • Conservador ou não cirúrgico - Será indicado pelo cirurgião plástico quando não há alteração funcional ou desalinhamento das estruturas nasais. Analgésicos, anti-inflamatórios, descongestionante, compressas frias e repouso geralmente são suficientes.
    Tratamento cirúrgico - Será indicado quando há distorção do nariz com desalinhamento dos ossos, sangramento (epistaxe) que não cessa, hematoma no septo nasal e ferimentos abertos no nariz. Pode ser realizada de imediato ou após a diminuição do edema (inchaço). Nos sangramentos nasais pode ser necessária a introdução de tampão ou mesmo um procedimento cirúrgico para parar o sangramento. Os casos cirúrgicos são realizados preferencialmente no centro cirúrgico sob anestesia geral. Estes casos são tratados preferencialmente antes de 7 a 10 dias para evitar consolidação dos ossos.

  • Muitos dos traumas de face ocorrem em pessoas alcoolizadas, portanto evite o abuso de álcool ou drogas. Quando dirigir, utilize sempre o cinto de segurança, pois comprovadamente esta conduta diminui o trauma de face e diminui o número de mortes nos acidentes de trânsito. Se transportar crianças, certifique-se que as cadeirinhas para automóveis cumprem as normas de segurança. Utilize os equipamentos necessários e siga à risca as orientações de segurança quando participar de esportes ou atividades de recreação.

Fratura de Nariz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.