CIRURGIA PLÁSTICADICA

Cuidados com a cicatriz

Cuidar de sua Cicatriz depois de uma cirurgia plástica é muito importante. Recomendamos proteção ao sol com o uso de um protetor solar resistente à água com FPS (fator de protetor solar) de pelo menos 15.

Isso irá reduzir o potencial de hiperpigmentação (escurecimento) da área da cicatriz. É recomendado que você aplique protetor solar sob todas as áreas expostas e, ainda, aplique uma segunda camada sobre sua cicatriz.

Reaplique o protetor após o banho ou exposição prolongada ao sol.

Existem produtos que podem ser aplicados para proteger e hidratar a cicatriz. Seu médico irá indicar o mais adequado.

Manejo da cicatriz

Importante: Veja com seu médico o que é mais apropriado para sua cicatriz. Não existe um tratamento padrão. Cada caso de ser analisado individualmente. Estas orientações são genéricas e não se aplicam a todas as cicatrizes.

Mantenha a cicatriz sem unidade nas primeiras 48 horas. Isto é importante porque antes de 48 horas a cicatriz geralmente não está impermeável e, por isso, pode haver passagem de água, líquidos e microrganismos.

Após este período a cicatriz pode ser hidratada com medicamento prescrito por seu cirurgião.

Alguns produtos a base de silicone podem ser importantes pra diminuir a chance de uma cicatriz hipertrófica ou queloide.

Se você for instruído a usar um creme para a cicatriz, você poderá aplicá-lo 2 a 3 vezes ao dia por 6 a 8 semanas. Quando indicamos cremes para a cicatriz, orientamos massagem agressiva das áreas de cicatriz para diminuir o potencial risco de uma cicatriz hipertrófica, comumente conhecida com cicatriz queloide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.