BICHECTOMIA

Bichectomia

Bichectomia é a cirurgia plástica estética que reduz as bochechas com o objetivo de fazer com que a face tenha uma aparência mais fina e as maçãs do rosto mais ressaltadas.

Sobre

A Bola de Bichat é uma bolsa de gordura - ou coxim adiposo - presente nas bochechas entre as maçãs do rosto e a mandíbula dos seres humanos, em ambos os lados. Recebeu esse nome em homenagem ao anatomista e histologista francês Marie François Xavier Bichat (1771-1802) que descreveu sua anatomia.

O efeito que ela dá à face tem intrigado cirurgiões plásticos durante séculos. Porém, foi no final do século XX, com o advento da cirurgia plástica estética, que a Bola de Bichat tornou-se uma nova fonte de interesse. Sua remoção parcial ou total através de cirurgia é denominada Bichectomia. O procedimento faz com que a redução das bochechas afine o rosto.

Especialmente nos últimos anos, a cirurgia tem tido uma procura muito grande a partir da percepção de muitas(os) pacientes de que estão com excesso de bochecha. Além disso, as celebridades Hollywood que realizaram o procedimento também contribuíram para o aumento da demanda.

Adultos com o terço médio da face que desejam refinar, esculpir ou aprimorar as características do esqueleto facial, e reduzir a plenitude da face diminuindo o volume da sua parte média, são potenciais candidatas(os) para retirada parcial da Bola de Bichat.

A Bichectomia pode ser realizada através de anestesia local com ou sem sedação. Como a cirurgia é realizada com incisões de 1 a 2 cm dentro da mucosa da boca, a boa notícia é que não há cicatriz externa visível. Geralmente, o paciente pode ir para casa no mesmo dia.

O paciente usualmente pode voltar sua rotina de trabalho com 2 a 3 dias, porém atividades físicas intensas devem ser evitadas por pelo menos duas semanas ou de acordo com a orientação de seu cirurgião plástico.

Bichectomia

Bichectomia

Sinopse

Procedimento: Bichectomia.

Indicação: Rosto com volume aumentado ou arredondado no terço médio da face.

Idade recomendada: A partir 18 anos.

Anestesia: Local ou local com sedação. Raramente anestesia geral.

Duração: Em media, 40 minutos. Geralmente, alta no mesmo dia.

Cicatriz: Não há cicatriz externa, pois é realizada dentro da boca.

Recuperação: 2 a 3 dias.

Importante: Evitar atividades físicas moderadas e intensas por 2 semanas.

Cirurgias Plásticas relacionadas:
Blefaroplastia
Blefaroplastia com Midface Lift
Enxerto de Gordura Facial
Lifting Cervical
Lipoaspiração de Papada
Ocidentalização dos Olhos
Próteses Faciais
Ritidoplastia

Procedimentos Estéticos relacionados:
Peeling
Preenchimento Facial
Toxina Botulínica


Perguntas Frequentes

  • Sim. Além disso, pode ainda deixar a linha da mandíbula mais realçada e aparência da face mais agradável.

  • Aquelas(es) pacientes que se sentem desconfortáveis com o volume das bochechas e desejam um rosto mais fino e harmonioso. O cirurgião plástico analisará seu caso durante a consulta e indicará o melhor tratamento.

  • Sim. A cirurgia tem resultados semelhantes em homens e mulheres. O mais importante é a indicação correta do procedimento.

  • Não. A cirurgia retira a gordura parcialmente que está profunda na face. O procedimento não interfere na flacidez de pele.

  • Naqueles casos em que existe uma assimetria discreta da face relacionada, exclusivamente, com a Bola de Bichat, o procedimento pode amenizar o problema retirando volumes de gordura diferentes. Entretanto, outros procedimentos como preenchimento facial, toxina botulínica ou enxerto facial de gordura podem ser usados para minimizar estas assimetrias.

  • No primeiro dia da cirurgia devem-se evitar alimentos muito quentes ou muito frios devido à anestesia local feita na mucosa da boca. Alimentos líquidos e pastosos devem ser preferidos até o terceiro dia e alimentos ácidos até o sétimo dia.

  • A cirurgia traz uma mudança sutil e específica daquela região. Não haverá grandes mudanças na anatomia da face. O cirurgião plástico irá detalhar os objetivos da cirurgia para o seu caso.

  • Por se tratar de um procedimento estético da face e uma cirurgia delicada, o profissional mais apropriado é o cirurgião plástico com experiência em cirurgia plástica da face. O médico deve ter um conhecimento profundo sobre anatomia e harmonia da face. Procure sempre um cirurgião plástico com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Bichectomia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.